Pular para o conteúdo principal

A sabedoria é um espírito amigo do ser humano





A Igreja Católica no Brasil celebra neste mês de setembro o Mês da Bíblia. A data foi instituída em 1971, em ocasião dos 50 anos de fundação da Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Setembro foi escolhido para ser o mês da Palavra do Senhor porque é nele que recordamos, no dia 30, a memória de São Jerônimo, responsável por traduzir a Bíblia dos textos originais, em hebraico e grego, para o latim.
Na época, a comemoração foi criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia, na ação evangelizadora da Igreja no Brasil. O projeto foi, então, assumido pelo Serviço de Animação Bíblica – Paulinas (SAB), até ser encabeçado pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e alcançar âmbito nacional, em 1985.
Desde este período, foi proposto o estudo e a reflexão de um livro da Bíblia ou parte do livro durante o mês de setembro. Essa proposta foi propagada em todos os anos, contribuindo no crescimento da animação bíblica de toda pastoral, fazendo com que o cristão se aproxime mais da Palavra de Deus, não só neste tempo, mas durante todos os dias.
O livro escolhido para ser aprofundado neste Mês Bíblico de 2018 é o da Sabedoria, mais especificamente a primeira parte. E para auxiliar neste estudo, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB lançou dois subsídios que carregam o tema e o lema do Mês Bíblico deste ano, que são respectivamente: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e “A sabedoria é um espírito amigo do ser humano”.
O primeiro subsídio é o Texto-Base, que o tema e lema do Mês Bíblico aborda na primeira parte; apresenta, já na segunda parte, um roteiro para a compreensão das cinco unidades literárias que formam a primeira parte do Livro da Sabedoria; e por último, o subsídio oferece o desafio de ler o Livro da Sabedoria.
O outro subsídio é um Roteiro de Encontros Bíblicos, que traz um cronograma para as cinco celebrações de encontros bíblicos e sugestões de cantos litúrgicos. Vale destacar que os livretos podem ser encontrados no site das Edições CNBB, site: http://www.edicoescnbb.com.br.
Para intensificar as celebrações comemorativas deste mês, e também com o propósito de aproximar os fieis da Palavra de Deus, o arcebispo de Brasília e Presidente da Conferência Nacional dos bispos do Brasil, dom Sergio da Rocha, deixou uma breve reflexão e, ao mesmo tempo, um convite para dedicarmos mais tempo à Palavra de Deus.
“Qual é o tempo que dedicamos à leitura e à meditação da Bíblia? Qual é o lugar que ocupa a Bíblia na sua vida e na vida da sua família? Estamos iniciando o mês especialmente dedicado à Bíblia. Nele, somos convidados a refletir sobre como temos escutado e praticado a Palavra de Deus. Não podemos caminhar sem a luz da Palavra de Deus que orienta os nossos passos. Neste mês, temos um tempo mais intenso de exercício espiritual bíblico para continuar a dar a devida atenção à Palavra no ano todo. É necessário dedicar mais tempo à leitura orante da Bíblia para por em prática a Palavra de Deus. Por isso, leia a Bíblia, ainda que um breve trecho, todos os dias!”, enfatizou dom Sergio.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias...