Oração pelo XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

Sínodo
Cuidar dos jovens não é uma tarefa facultativa da Igreja, mas é parte fundamental de sua vocação e missão na história. É este, in radice, o âmbito específico do próximo Sínodo: como o Senhor Jesus caminhou com os discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35), também a Igreja é convidada a acompanhar todos os jovens, sem exceções, em direção à alegria do amor.
Os jovens podem, com sua presença e palavra, ajudar a Igreja a rejuvenescer o próprio rosto. Um elo ideal liga a Mensagem aos jovens do Concílio Vaticano II (8 de dezembro de 1965) e o Sínodo dos Jovens (3-28 de outubro de 2018), como explicado pelo Santo Padre na introdução da Reunião pré-sinodal: «Vem à minha mente a maravilhosa Mensagem aos jovens do Concílio Vaticano II. […] É um convite a procurar novos caminhos e a percorrê-los com audácia e confiança, mantendo o olhar fixo em Jesus e abrindo-se ao Espírito Santo, para rejuvenescer o próprio rosto da Igreja», acompanhando os jovens em seu percurso de discernimento vocacional nesta “mudança de época”.

Senhor Jesus,
a tua Igreja a caminho do Sínodo
dirige o olhar a todos os jovens do mundo.
Pedimos-te que, com coragem,
assumam a própria vida,
olhem para as realidades mais bonitas e mais profundas
e conservem sempre um coração livre.

Acompanhados por guias sábios e generosos,
ajuda-os a responder à chamada
que Tu diriges a cada um deles,
para realizar o próprio projeto de vida
e alcançar a felicidade.
Mantém aberto o seu coração aos grandes sonhos
tornando-os atentos ao bem dos irmãos.

Como o Discípulo amado,
também eles permaneçam ao pé da Cruz
para acolher a tua Mãe, recebendo-a como um dom de Ti.
Sejam testemunhas da tua Ressurreição
e saibam reconhecer-te vivo ao lado deles
anunciando com alegria que Tu és o Senhor.
Amém.

(Papa Francisco)