Assembleia do Regional NE2: Por uma Igreja Missionária a Serviço do Reino

O Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, Padre Erivon Maia, seminarista, Miqueias Pascoal e a coordenadora da Legião de Maria, Veridiana Medeiros estão participando  da 53ª Assembleia de Pastoral do Regional NE2, no Convento Santo Antônio, na cidade de Lagoa Seca. A assembleia deste ano, que conta com a participação de 170 inscritos, reflete sobre o tema “Por uma Igreja Missionária a Serviço do Reino”, tendo como lema: “Ide e anunciai o Evangelho a todas as nações” (Mc 16,15).
Os participantes desta 53ª edição foram acolhidos, inicialmente, pelo Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que em suas breves palavras desejou aos presentes uma frutuosa assembleia. O Presidente do Regional NE2, Dom Fernando Saburido, durante a mesa de abertura, destacou que a presença de todos os representantes das 21 dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas é sinal da unidade no regional. “A presença de cada um de nós, bispos, presbíteros, diáconos, religiosos, leigos, realiza, visivelmente, a unidade do nosso Regional NE2. De fato, quem nos congrega é o Espírito de Deus, o mesmo que distribui dons e carismas tão diversos, a pessoas tão diferentes, para que todos edifiquem o Corpo de Cristo, que é a nossa Igreja”, lembrou o Arcebispo de Olinda e Recife.

Um momento de destaque na noite de abertura foi o de resgate à memória de quatro grandes missionários que inspiraram a missão no regional, com seu testemunho cristão, santidade e missão: Frei Damião, Dom Helder Câmara, Pe. Ibiapina e Pe. Cícero. Na ocasião foi relembrada a trajetória de vida, o serviço e a contribuição de cada um para a Igreja.

Os assessores desta assembleia são: o Pe. Antônio Niemiec, missionário Redentorista, atual secretário nacional da Pontifícia União Missionária – POM, e Dom Esmeraldo Barreto, Bispo Auxiliar do Maranhão, que conduzirão os estudos e o desenvolvimento das atividades até a próxima sexta-feira, dia 19.

Fotos: João Saraiva