Pular para o conteúdo principal

Assembleia Diocesana de Pastoral é encerrada com definição de vários passos das Semanas Missionárias








   
A Diocese de Mossoró encerrou, na manhã deste domingo, dia 18, a sua Assembleia Diocesana de Pastoral, que aconteceu de 16 a 18, no Centro de Treinamento, em Mossoró. Além de refletir a caminhada da Diocese, buscou definir o calendário das Semanas Missionárias, que começam no próximo ano. Contou com um grande número de participantes vindos de todas as paróquias da Diocese, dentre eles padres, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos.
No primeiro dia tivemos a abertura da Assembleia marcada pela profissão de fé dos seminaristas Antoniel Alves da Silva, Carlos Ítalo Aires Nogueira, Miquéias Pascoal Lima Carvalho, Rafael Andrade da Silva e José Mário Viana, na Capela de Santa Teresinha, que serão ordenados diáconos no dia 16 dezembro, na Catedral de Santa Luzia. Após a Santa Missa foi a abertura da Assembleia com uma palestra sobre “Missão e cooperação missionária (Estudo 108 CNBB)”, proferida pelo seminarista Antoniel Alves. Depois o assessor das Santas Missões Populares, seminarista Miquéias Pascoal, apresentou o esboço do Subsídio Missionário, que servirá de farol para as Semanas Missionárias,  que acontecerão de 2019 a 2022, em toda a Diocese. Após a apresentação do documento, os participantes foram divididos em grupos ou oficinas de estudo sobre o Subsídio. O segundo dia da Assembleia foi intenso, mais um momento de olhar o Subsídio e a realização da plenária das oficinas. Os grupos apresentaram várias ideias e propostas para melhorar o documento como também a própria divulgação. A Paróquia de Pau dos Ferros será a primeira a realizar a Semana Missionária, de 16 a 24 de março, e durante a Assembleia apresentou o tema “Atraídos por Cristo enviados em missão!” com banner e o passo a passo para a realização. A segunda paróquia será Grossos. No período da tarde, Santa Missa de dedicação do altar da Capela de Santa Teresinha e, à noite, confraternização entre os participantes com brincadeiras, boa música e sorteios de brindes.
No encerramento, domingo, dia 18, aconteceu uma ampla discussão em torno do calendário das Semanas Missionárias, criação de uma comissão para acompanhar de perto todo o processo, envolvimento das paróquias e como divulgar as Semanas Missionárias de forma que mais e mais pessoas se envolvam e sejam tocadas pela missão. Dom Mariano adiantou algumas datas para o calendário de atividades diocesanas para o próximo ano e  reforçou que a Diocese vive um tempo forte de missão, mas que não deve limitar-se às Semanas Missionárias e sim ser uma Igreja em estado permanente de missão. “Que cada visita, cada encontro, cada gesto nas Semanas Missionárias nos ajudem a encontrar em Jesus o sentido e horizonte de nossas vidas hoje e sempre”, reforçou o bispo. A Assembleia foi encerrada em plena Catedral de Santa Luzia com Santa Missa coroando os três dias de Assembleia e motivação para que cada um possa ser sal, luz e fermento em seu cotidiano. 



Definições da Assembleia Diocesana de Pastoral:

  • Intensificar os estudos do Evangelho nas paróquias;
  • Intensificar o estudo do documento 105 CNBB - Cristãos Leigas e Leigos na Igreja e na Sociedade ( Mateus 5,13-14);
  • Visitas da equipe do COMIDI nas paróquias para organização das Semanas Missionárias, que acontecerão de 2019 a 2022;
  • Articulação de uma comissão para trabalhar e acompanhar as  Semanas Missionárias;
  • Organização de um Plano de Ação para as Semanas Missionárias;
  • Edição comemorativa de uma Bíblia Sagrada das Santas Missões Populares - 10 anos depois;
  • O jornal A Luz da Diocese de Mossoró (mensal) ganhará mais duas páginas dedicadas às Semanas Missionárias;
  • Colocar em prática o calendário das Semanas Missionárias.
   



Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d