Celebração faz homenagem a leigos e leigas da Diocese de Mossoró

Novembro de 2018, na Festa de Cristo Rei, a Igreja Católica do Brasil celebra o encerramento do Ano Nacional do Laicato, que refletiu sobre o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída a serviço do Reino”. Esta celebração foi convocada pela CNBB atendendo a pedido do Conselho Nacional de Leigos e Leigas para celebrar 30 anos do Sínodo dos Bispos sobre os Leigos e 30 anos da Exortação Apostólica Christifideles Laici, do Papa João Paulo II.
Além de agradecer a Deus e reconhecer o testemunho de tantas pessoas que, fiéis ao seu batismo, testemunharam o Evangelho dentro e fora da Igreja, a celebração pretende também aprofundar a reflexão sobre a vocação laical, suscitar o surgimento de novas lideranças e contribuir para incrementar a organização do laicato e sua presença transformadora no mundo.
A Diocese de Mossoró abraçou a proposta em comunhão com o projeto das Santas Missões Populares e, sob a coordenação de uma equipe de articulação formada por representantes de paróquias e movimentos, houve momentos de estudos e aprofundamentos nas paróquias e movimentos, animações missionárias, celebrações e ações sociais nos mais diversos ambientes. Chamamos a atenção também para a reflexão semanal sobre o tema feita às segundas-feiras na Rádio Rural de Mossoró dentro do Programa A Vida e Missão, transmitido às 16 horas.
Destaque para dois grandes momentos de unidade. A Assembleia Diocesana de Leigos, que aconteceu no dia 28 de abril, na Igreja de São Francisco, no Abolição II, em Mossoró, contando com a assessoria de Rejane Gaia, presidente do CNLB Regional Nordeste II, e participação de mais de 200 leigos de toda a Diocese de Mossoró. O segundo foi a realização do Tríduo de Reflexão, no mês de julho, celebrado nos mais diversos grupos e locais. Em Mossoró, o encerramento reuniu as forças vivas da Igreja, no dia 29 de julho, na Catedral de Santa Luzia, e indicação do assistente eclesiástico,  Padre Ricardo Rubens, com a missão de incrementar o diálogo e a comunhão com o clero. Registramos nas celebrações jubilares a presença, em Mossoró, do Apostolado da Oração e do Movimento de Cursilho da Cristandade.
Para encerrar o Ano dedicado ao Laicato, uma homenagem aos leigos e leigas que construíram esta marcante presença na Diocese, dia 15, às 17h, no Colégio Sagrado Coração de Maria, momento de celebração e confraternização para o qual todos são convidados. No último dia da Assembleia Diocesana de Pastoral, dia 18, às 11 horas, na Catedral de Santa Luzia, missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana marcará o encerramento das celebrações na Diocese.
As paróquias e grupos são chamados a usar a criatividade para celebrar em seus espaços nos dias 24 e 25 de novembro. Como exemplo citamos a investidura dos Ministros da Palavra na Paróquia de Caraúbas e a celebração da Romaria das Comunidades, na Paróquia de Luiz Gomes.
Celebrar é se comprometer com aquilo que proclamamos e rezamos. O protagonismo do laicato deve ser construído no serviço ao Evangelho para que nossos povos tenham mais vida e vida em plenitude. Nos momentos de dificuldade, a profecia é mais necessária, esta é a nossa missão. Em 2019, a Assembleia Diocesana de Leigos e Leigas acontecerá no dia 27/04/2019, marque esta data na sua agenda e no seu coração e vamos juntos fortalecer a nossa caminhada. Que Cristo Rei guie o seu Povo.

Zélia Cristina - Biblista e membro do Centro de Estudos Bíblicos

Celebração e confraternização