Festa de Santa Luzia revisita 50 anos de Medellín

A Festa de Santa Luzia 2018 acontecerá de 02 a 13 de dezembro e terá como tema "50 anos da Igreja na presente transformação da América Latina à luz do Concílio Vaticano II: Medellín". Durante o novenário, os pregadores estarão fazendo memória aos 50 anos da II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada em Medellín no ano de 1968. Medellín marcou decisivamente a vida e a caminhada da Igreja na América Latina. Não é um evento do passado. Celebrar este aniversário é, portanto, de fundamental relevância para acordar em nós a memória para fatos passados cujo significado, hoje, merece ser conservado, revisitado e transmitido.  Conheça os temas do novenário que acontecerá de 04 a 12 em pleno adro da Catedral de Santa Luzia:

1. Paz: "A paz não se acha, há que construí-la. O cristão é um artesão da paz".
2. Justiça: " O amor é o dinamismo que deve mover os cristãos a realizar a Justiça no mundo, tendo como fundamento a verdade e como sinal a liberdade".
3. Educação: "A educação é efetivamente o meio-chave para libertar os povos de toda servidão e para fazê-los ascender  'de condições de vida menos humanas para condições mais humanas'".
4. Juventude: "A Igreja vê na juventude a constante renovação da vida da humanidade e descobre nela um sinal de si mesma".
5. Família: "A doutrina do Concílio Vaticano II nos faz ver a urgência da família cumprir sua tarefa de formar personalidades integrais".
6. Catequese: "A catequese atual deve assumir totalmente as angústias e esperanças do homem de hoje, para oferecer-lhe as possibilidades de uma libertação plena, as riquezas de uma salvação integral em Cristo, o Senhor."
7. Liturgia: "O gesto litúrgico não é autêntico se não implica um compromisso de caridade, um esforço sempre renovado por ter os sentimentos de Cristo Jesus".
8. Movimentos de leigos: "No seio do Povo de Deus, que é a Igreja, há unidade de missão e diversidade de carismas, serviços e funções".
9. Pobreza da Igreja: "A Igreja da América Latina, dadas às condições de pobreza e subdesenvolvimento do continente, sente a urgência de traduzir esse espírito de pobreza em gestos, atitudes e normas que a tornem um sinal mais lúcido e autêntico do Senhor".

Mais informações sobre a Festa de Santa Luzia 2018

acesse- @paroquiasantaluziamossoro