Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Padre Sátiro é inaugurada em Pau dos Ferros- RN





A Reitoria da UERN e a direção do Campus Avançado de Pau dos Ferros realizou na última sexta-feira (30), às 9h, a inauguração da nova sede da Biblioteca Setorial Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas.
A Biblioteca Setorial leva o nome do Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, diretor do Colégio Diocesano de Mossoró e ex-reitor da UERN. Padre Sátiro, que tem 89 anos, liderou o processo de estadualização da UERN. Já o novo auditório da biblioteca levará o nome da professora Joseney Rodrigues de Queiroz (in memoriam), que foi diretora do CAMEAM nos anos de 2016 e 2017.
A nova biblioteca foi a primeira grande obra, com recursos provenientes da Finep, fora do Campus Central. Trata-se de um projeto grandioso, resultado da construção coletiva de vários docentes e técnicos-administrativos ao longo dos últimos anos.
Estrutura:
O prédio, de arquitetura moderna, tem três pavimentos: o primeiro piso (térreo) será ocupado pelo acervo de mais de quase 20 mil livros e periódicos. Já o segundo piso será destinado a salas de estudos individuais e coletivos.
O terceiro piso se constitui de um auditório com capacidade para 150 pessoas. Além disso, nos pisos dois e três há salas administrativas e de reuniões, além de uma plataforma elevatória, já em pleno funcionamento, destinada a promover a acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.                                                                                                                                                                                A direção do Campus reforçou o convite para toda a comunidade. Na ocasião, houve apresentação da Orquestra Filarmônica Pauferrense “Antônio de Holanda Cavalcanti”, um projeto de orquestra sinfônica que se desenvolve em parceria com o Campus da UERN em Pau dos Ferros e abrilhantou a solenidade de inauguração da biblioteca.



Um dos momentos mais marcantes foi a fala do homenageado, Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas: “Não escrevi nenhum discurso de propósito, para que meu coração se abrisse em Pau dos Ferros… Quero documentar minha presença nessa solenidade e na Biblioteca, para que ela tenha sempre uma parte de mim. Por isso, decidi doar toda a obra de Santo Agostinho do acervo da minha biblioteca pessoal”, afirmou Pe. Sátiro, sendo fortemente aplaudido.


Fonte: João Moura  e UERN 


Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...

Comissão para a Juventude lança pesquisa nacional sobre a evangelização da juventude brasileira

  A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Juventude, convida os jovens de todo o Brasil a participarem, de forma voluntária, da pesquisa “Evangelização da Juventude no Brasil”. Os dados coletados servirão de base para a atualização do Documento 85 da CNBB — Evangelização da Juventude —, referência essencial para a ação evangelizadora da Igreja junto às novas gerações. A pesquisa é realizada por meio de parceria com a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade e o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista. O público alvo da pesquisa são os jovens de 18 a 29 anos que podem responder livremente à pesquisa. Já os adolescentes, de 12 e 17 anos, também são convidados a participar, mas com um cuidado especial: é necessário o consentimento do responsável legal. Após o envio, o acesso à pesquisa será liberado. A participação consiste em responder um questionário online, com duração estimada de 20 minutos, abordando temas como con...