Catequese: o que contemplamos...anunciamos (1 Jo 1,1.3)

A formação dos catequistas precisa ser prioridade, pois sabemos que muitos iniciam sua caminhada através de convites mediante a necessidade da sua paróquia. Diante de uma mudança  de época existente, precisamos incentivar nossos catequistas a serem discípulos missionários para que suas vidas e experiências de encontro pessoal com Jesus tenha reflexos na sua caminhada , conforme indica o Estudo 95 da CNBB, Ministério do Catequista, “para fazer frente a esse momento, a Igreja precisa de catequistas dotados de fé profunda, de identidade cristã e eclesial clara, possuidores de fina preocupação missionária e não menor sensibilidade social” (p. 28). Portanto, mesmo sendo janeiro, um tempo de recesso na catequese, as coordenações em níveis paroquial, zonal e diocesano preparam seus planejamentos e calendário  para mais um ano de atividades. Alguns desses participam de estudos e formações na Escola Regional NE 2 de Formação de Catequistas. A Escola Catequética Irmã Visitatio estará funcionando dos dias 10 a 13 deste mês, no Convento Franciscano de Ipuarana , em Lagoa Seca/PB.
Neste período estará em estudo o 4º Módulo Mistagógico: eixo litúrgico-catequético. Neste 4º módulo estarão sendo aprofundados os conteúdos dentro da perspectiva do próprio eixo com as disciplinas: Marcos Celebrativos do Catecumenato; Catequese e Liturgia; Catequese Mistagógica e Eucaristia: fonte de vida e missão.
Sempre paralelo à escola, acontece o curso de aprofundamento, fazendo valer a formação continuada para os que já concluíram a escola ou que queiram aprofundar seus  conhecimentos. Contemplando duas dimensões: uma formativa (Metodologia Bíblica Catequética) e outra espiritual (Espiritualidade do Catequista). Membros da Comissão Diocesana de Catequese estarão participando do curso.
Neste período contaremos com a presença do nosso Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, que é   bispo referencial da catequese do Regional Nordeste2.
 Desejamos a todos   um Ano Novo abençoado, conduzido pelo Espirito Santo!
Coordenação Diocesana: Miraci Martins e Marcos Aurélio.

Agenda para janeiro 2019:

Dias 10,11,12 e 13 – Escola Regional de Catequese
             Dia 26 – Paróquia de Almino Afonso - Encontro com catequistas
             Dia 27 – Área Pastoral Sagrada Família - Encontro com catequistas

Fonte: Jornal A Luz de janeiro/2019

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d