A Graça pressupõe a natureza
São Tomás de Aquino
( Suma Teológica I,2,2)
Neste mês de fevereiro teremos mais uma Semana de Estudo do Clero. Todos os anos nos reunimos para aprofundar nossos conhecimentos teológicos e humanos dentro do princípio da formação e capacitação permanentes. Estamos em um mundo em constante mudança, numa sociedade que se renova periodicamente por meio de uma cultura dinâmica e ressignificação de valores a cada tempo. Nisto, sentimos a necessidade de estarmos atualizados para podermos, como sacerdotes, dialogar com a sociedade oferecendo a riqueza dos valores do Evangelho, comunicar o patrimônio espiritual da fé cristã.
A experiência deste ano será ampliada aprofundando uma parceria frutuosa com a Universidade Católica do RN. Tendo em vista uma formação integral da pessoa do sacerdote, teremos um momento onde a ênfase será na dimensão humano-afetiva a partir de uma abordagem nas relações humanas, comportamental. Contaremos com a assessoria de duas psicólogas, profissionais que lecionam em nossa universidade. Sentimos que a formação permanente deve ser não apenas no nível intelectual, mas favorecer um amadurecimento global, compreendendo as dimensões espiritual, intelectual, psicoafetiva, social etc, que influem diretamente na vida e missão do sacerdote. É importante lembrar o que nos diz São Tomás de Aquino: " A fé pressupõe o conhecimento natural, como a graça pressupõe a natureza e a perfeição o que é perfectível ( Suma Teológica I, 2, 2, ad 1). E ainda, “a graça não suprime a natureza, mas a aperfeiçoa”. (Suma Teológica I, 1, 8, C: ). Em síntese, a natureza humana é a base para o desenvolvimento psíquico, afetivo e espiritual.
Dentro deste contexto, a própria dinâmica da Semana de Estudo favorece o exposto e o desejo de não apenas uma formação meramente intelectual, mas para além do estudo formal, momentos de partilha, espiritualidade, convivência fraterna, liturgia e descanso. Uma semana importante em função de seu alcance, abrangência e fortalecimento da unidade e comunhão do nosso clero. Contamos com a oração de todos para que possamos alcançar o êxito desejado e para que a graça desta experiência frutifique em nossa vida e missão, como um bem para todos em nossa Diocese.
Dom Mariano Manzana
Bispo Diocesano
Período: 18 a 21/02