Pular para o conteúdo principal

Coletiva de imprensa é realizada para apresentar Campanha da Fraternidade 2019



 
 



A Diocese de Mossoró realizou nesta quinta-feira, dia 14, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2019 durante coletiva de imprensa conduzida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, no Colégio Santa Elisabete, no bairro Barrocas. A CF deste ano busca chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.
Este ano o tema escolhido é “Fraternidade e Políticas Públicas', inspirado pelo versículo bíblico: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.
A desigualdade e as injustiças sociais são gritantes no Brasil. A CF 2019, com o tema Fraternidade e Políticas Públicas, mostra como podemos fazer a nossa parte. E na abertura da coletiva, voluntários do Lar da Criança Pobre mostraram o belo trabalho que as Irmãs Helen, Cristina, Hermelinda e voluntários vêm realizando para os mais necessitados. “Não foi por acaso que o lançamento da Campanha da Fraternidade foi nesta escola que pertence às Irmãs Franciscanas de Maristela, que realizam um trabalho tão importante de solidariedade aos mais necessitados em várias frentes. Queremos também destacar que esse período da Quaresma é um estímulo para a promoção da vida e a campanha tem como objetivo final pensar no bem comum, focar em toda uma sociedade. Daí a importância de cada um se conscientizar e refletir sobre a importância de políticas públicas  e de novas políticas que atendam as necessidades humanas na sociedade atual”, afirma Dom Mariano Manzana.


Para encerrar a coletiva, a diretora da Escola Santa Elisabete, que atende cerca de 400 alunos, Ir Hermelinda convidou as alunas Jaiana e Amanda, do nono ano, que apresentaram redações frutos de trabalhos com a temática da Campanha da Fraternidade em sala de aula. O tema das redações era  “Política” e trazia no texto que ..."onde há gente, há política. Fazemos política em casa, no bairro, na escola, no trabalho e em outros contextos sociais".
Família - é o primeiro grupo político da criança. Nela existem limites e regras.
Economizar água, diminuir gastos com a energia elétrica, preservar fauna e flora devem ser ações políticas que fazem parte do nosso cotidiano.
Escola - também é um grupo político porque tem suas regras para ter um bom funcionamento, dessa forma devemos conhecer e exercer nossos direitos e deveres;
Meio ambiente - preservar a casa comum jogando o lixo nos lugares corretos é um ato político porque beneficia a comunidade, preservando atitude de coletividade.
Que possamos lutar pelos nossos direitos buscando ajuda de quem foi eleito para lutar por verdadeiras políticas públicas.    
 A coletiva de imprensa contou com a presença do Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana; Vigário Geral Padre Flávio Augusto Forte Melo; Vigário da Paróquia São José, Padre Carlinhos; diretor da Rádio Rural de Mossoró, Padre Ricardo Rubens; casal diocesano de campanhas, Aline e Alex Guimarães, coordenador diocesano do setor de Juventude, seminarista Max Bruno Damasceno; Irmãs Helen e Hermelinda, representantes de pastorais, novas comunidades e da imprensa mossoroense. 


Prática e solidariedade
Na Diocese de Mossoró, a temática da Campanha da Fraternidade já está sendo trabalhada através de Encontros de Aprofundamento  envolvendo as paróquias e áreas e também de um material de formação da CNBB que foi distribuído nas paróquias.
Além de motivar reflexões e formações, a Campanha da Fraternidade gera também gestos concretos de envolvimento na Diocese. O gesto concreto deste ano, que acontecerá no dia 14 de abril, com a Coleta Nacional da Solidariedade, será destinado para o setor de juventude, que será reestruturado e fará um trabalho de reintegração social com jovens do Centro Educacional de Mossoró (CEDUC) através da cultura, da música, esporte e evangelização como também formação para os jovens da Diocese. Todo um trabalho focado em políticas públicas para uma cultura de paz.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d