Diocese de Mossoró abre Escola de Catequese Dom José Freire

Uma missa marcará, no dia 13 de abril, às 8h, a abertura da Escola Diocesana de Catequese Dom José Freire de Oliveira Neto, na Matriz de São Manoel, em Mossoró. A missa será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, que é o Bispo Referencial de Catequese no Regional Nordeste 2. As matrículas para a escola começam neste mês e as aulas serão ministradas no Centro Pastoral São Manoel, no segundo sábado de cada mês, durante todo o dia.
Portanto, catequistas, com essa iniciativa acreditamos que é Jesus quem nos chama a dar mais um passo à frente, “a lançar as nossas redes para águas mais profundas”. (L 5,4). Jesus “nos propõe mais profundidade e audácia em nosso compromisso”(DNC 253).
O documento 107 da CNBB, em seu parágrafo 234, nos faz ver que “Para bem transmitir a fé, não basta a experiência de anos, é preciso estar atento aos atuais desafios de contextos que exigem humildemente a leitura dos sinais dos tempos, conversão, busca de novos processos e novas metodologias.”
Como vemos, a Igreja nos direciona para um caminho de renovação das nossas práticas e costumes, mantendo, no entanto, o cuidado para não fugirmos à essência do Evangelho. É com o olhar nessa renovação e cientes da necessidade de preparo, qualificação e atualização de nossas e nossos catequistas que um sonho há muito alimentado em breve se tornará realidade: a fundação de nossa Escola Diocesana de Catequese. Um sonho há muito alimentado por quantas e quantos trilharam nos últimos tempos os caminhos da catequese em nossa Diocese. E este sonho está para se tornar realidade. A escola terá o nome de  Dom José Freire de Oliveira Neto, em homenagem ao bispo antecessor de Dom Mariano que também teve compromisso e zelo com a catequese, principalmente no âmbito diocesano e regional.
Após a missa de abertura da Escola de Catequese será servido um café da manhã aos presentes e ministrada a primeira aula.
As matrículas acontecerão no decorrer do mês de março com os coordenadores paroquiais de catequese ou diretamente com a comissão diocesana. Vamos celebrar essa grande conquista!

Coordenação Diocesana de Catequese
Miraci Martins e Marcos Aurélio