Irmãs Clarissas buscam recursos para ampliação do Mosteiro de Santa Clara em Mossoró- RN

O Mosteiro de Santa Clara, no bairro Dom Jaime Câmara, em Mossoró, abriga 14 Irmãs Clarissas e precisa ser ampliado para receber mais noviças. Há 20 anos o Mosteiro não passa por uma reforma. A obra já foi iniciada e deverá contemplar a construção de 14 celas, uma sala ampla e dois blocos de banheiros, mas estão faltando recursos para a conclusão. Recentemente, as irmãs receberam a visita do Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, para conhecer a obra e comunicar que a coleta litúrgica das paróquias, no terceiro domingo deste mês, onde a Igreja lembra as vocações religiosas, será destinada ao Santuário de Santa Clara. A irmã Maria Rita agradeceu muito a Dom Mariano, aos fiéis e pede a contribuição de todos. “Temos muitas vocações, graças a Deus, mas precisamos muito dessa reforma para receber novas candidatas”, afirma. A irmã explica que as novas celas e o restante dos compartimentos deverão manter a austeridade prometida pelas irmãs nos votos de pobreza. Tudo muito simples como pede a vida de oração e contemplação das Irmãs Clarissas.
A Ordem de Santa Clara é uma Família Religiosa fundada por São Francisco e Santa Clara de Assis. A questão vocacional dentro da grande Família Franciscana Irmãs Clarissas é o ramo orante, contemplativo. Sua consagração a Deus está voltada para o silêncio, para a busca da intimidade com Deus. É o seu modo de servir à Igreja e aos irmãos.

História - Idealizada pelo Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, a construção do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis foi concebida por meio de doações de amigos, assim como pela ajuda das benfeitoras ‘Filhas de Santa Clara’. A conclusão da obra aconteceu em 1998.
O embrião do projeto de construção está ligado diretamente ao início de uma obra de assistência aos necessitados. Trabalho desenvolvido por Padre Sátiro na Forquilha, periferia de Mossoró, hoje Fundação Sócioeducativa do Rio Grande do Norte (FUNSERN), mantenedora e responsável pela construção do Mosteiro.
As irmãs fundadoras chegaram a Mossoró no dia 08 de agosto de 1999 e uma missa celebrada pelo bispo da época, Dom José Freire, marcou a inauguração do Mosteiro no dia 11 de agosto de 1999. No dia 24 de outubro de 2010, o Decreto da Ereção Canônica do Mosteiro foi promulgado durante uma Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Dom Mariano Manzana e concelebrada pelos Padres Sátiro, Flávio e Guimarães. O Documento da Santa Sé tem data de 17 de julho de 2010, dia do nascimento de Santa Clara. Finalmente, em 28 de janeiro de 2011, realizou-se o Primeiro Capítulo Eletivo.

Mais informação- 84 9 9648 8170