Novena de Natal 2019 inspira comunidades a serem “casas” cada vez mais acolhedoras

Com a proximidade do Advento, os bispos da Igreja no Brasil por meio das Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), exortam que todas as comunidades, além de espaços físicos bem organizados, sejam “casas” cada vez mais acolhedoras, onde todos se sintam amparados.
Neste sentido, celebrando o Advento do Natal, o episcopado sugere que as pessoas reúnam-se em pequenas comunidades para celebrar o Ministério da Encarnação e viver a experiência de estar em casa com os irmãos e irmãs.
“A Igreja é uma família que reza unida, que acolhe calorosamente a todos, inspirada na Sagrada Família de Nazaré. É a casa sustentada pelos pilares da Palavra de Deus, Pão, Caridade e Missão”, afirma o bispo de Castanhal, no Pará, dom Carlos Verzeletti.
Segundo o bispo, acolher-se fraternalmente, privilegiando os mais vulneráveis e excluídos, é a missão e vocação, que os identifica como Igreja neste mundo marcado pela “crescente globalização da indiferença individualizada e materialista”.
Em função disso, com o livreto da Novena de Natal, lançado recentemente pela Editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Edições CNBB, os bispos esperam que as pessoas façam o caminho litúrgico do Advento na unidade eclesial, refletindo com simplicidade as orientações sobre a vivência cristã de ser “sal da terra e luz do mundo”.
Assim como a novena do ano anterior, a atual possui o tema “Reunidos em Família preparando a vinda do Senhor” e busca motivar os membros da família, em comunidade, à oração e reflexão à luz da Palavra de Deus.
“Com Maria e José, olhamos para Jesus trazendo-lhe o presente da nossa presença servidora e nosso coração aberto, derramando na manjedoura o nome das pessoas que acolhemos e amamos. Feliz será o Natal em nossa casa!”, exorta dom Carlos Verzeletti.
Orientações
Com orientações para a realização dos nove encontros, o roteiro da Novena de Natal possui ainda sugestões de como os grupos podem se organizar. Há ainda oração inicial e final fixas para todos os dias da Novena. “Os encontros devem ser trabalhados de acordo com a mística do tema de cada dia”, diz um trecho da parte que contém as orientações.
A Novena de Natal assim como o Cartaz e os Cantos estão disponíveis para compra no site da Edições CNBB.