Diocese de Mossoró ordena diáconos transitórios e permanentes

Nos tempos apostólicos (At 6,1-6), eram instituídos homens de testemunho cristão, pela imposição das mãos, para contribuir com a missão evangelizadora da Igreja. O diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. A ordem consta de três graus: diaconato, presbiterado e episcopado. No primeiro grau, o diaconato, um homem se torna clérigo, ou seja, deixa de ser leigo para pertencer ao clero diocesano.
E na realidade do diaconato existem dois tipos de diáconos: os transitórios e os permanentes. O diaconato transitório é aquele que recebe o sacramento da ordem no grau do diaconato para depois receber o segundo grau e torna-se presbítero (padre), conforme o costume da Igreja. Já o diaconato permanente é aquele concedido a homens que podem ser casados ou não e que não prescreve a obrigatoriedade do celibato, exceto no caso do falecimento do cônjuge. O diaconato permanente não visa a aspiração ao segundo grau da ordem.
Neste domingo dia 15, às 9h, na Catedral de Santa Luzia, pelas mãos do Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, serão ordenados dois diáconos permanentes e sete transitórios. Participem!

Diácono transitório:

1 - Francisco Whalison da Silva, natural de Major Sales, comunidade de Fazenda Nova, pertence a Paróquia de Senhora Santana, de Luis Gomes. Filho de Maria Madalena da Silva e Francisco Ednásio da Silva. Que estejamos sempre disponíveis para servir aos outros pelo amor.

2 - Ilário Dênis de Oliveira Dantas, natural de Umarizal, pertencente a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. É filho de Iram Dantas Farias e Antônia Gomes de Oliveira. Ninguém é capaz de viver plenamente sem conhecer esse amor, sem ter o aconchego da Palavra.

3 - Antônio Carlos Ferreira Eufrosino, natural da cidade de Francisco Dantas, pertence a Paróquia da Imaculada Conceição de Portalegre. Filho de Damião de Oliveira Eufrosino e Maria Clarinda Ferreira Eufrosino. A Bíblia diz que aqui para tudo há um tempo, creia no tempo de Deus.

4 - José Victor dos Santos, 27 anos de idade. Pertencente a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. É filho de Maria dos Impossíveis dos Santos e José Moreira dos Santos Filho. "Eu sei em quem depositei a minha fé" (2Tm 1,12)

5 - Íkaro Drêan da Silva Rêgo, 28 anos de idade, natural de Marcelino Vieira. Filho do casal Carlos Alberto do Rêgo e Maria Nildileide da Silva Rêgo. Criado em uma família cristã católica e desde pequeno os pais incentivaram a participar da vida da comunidade. Ele chamava a ser bem mais, a ser expressão do Seu amor, pois toda vocação tem em sua raiz o amor!

6 - Antônio Wauleson Pereira, natural de Riacho de Santana, comunidade de Catingueira, pertencente a Paróquia de São Francisco de Assis, em José da Penha. É filho de Manoel Juvenal Pereira e Maria Aldenir de França Pereira. Foi o amor de Deus que me trouxe aqui, é Ele quem nos conduz e nos sustenta no caminho com a sua graça. Tudo é graça!

7 - Daelson Soares da Silva, natural de Natal. Paróquia de Santa Luzia de Mossoró. Filho de Domiciliano Sezino da Silva e Severina Soares Cavalcante. "Como é grande, ó Pai, a vossa misericórdia!"

Diáconos permanentes:

- Rozildo Pedro de Freitas Júnior, natural de Mossoró, filho do casal Rosildo Pedro de Freitas e Zolene Marquês da Costa Freitas. Casado com Naidj Kathia de Almeida Freitas, há 29 anos, pai de Tiago Henrique de Almeida Freitas e de Thycianne  Sullen de Almeida Freitas, de familia católica, tendo a Comunidade Católica Renascer como marco na caminhada. Hoje serve na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Foi conhecendo a verdade que o Senhor vem me guiando a seguir os seus passos.

- Waldeir Dantas, natural de Assu, mora em Mossoró. Filho dos comerciantes Vital Bruno Dantas e Maria das Graças Dantas. Há 18 anos casado com Sonara Pinto Farias Dantas, pai de Brenda Maria Farias Dantas e Vital Bruno Farias Dantas. De família católica, foi devido às orações da esposa e familiares que começou a servir à Igreja, na Comunidade Nossa Senhora das Graças, no Vingt Rosado I, pertencente à Área Pastoral Sagrada Família. Desde então o amor a Jesus tem crescido e o desejo de servir ao povo de Deus alimenta sua caminhada como cristão. Eu vim para servir!

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023