Pular para o conteúdo principal

UERN entrega à Diocese de Mossoró pesquisa socioeconômica sobre a Festa de Santa Luzia


Na manhã dessa segunda-feira, 3, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) entregou à Diocese de Mossoró uma pesquisa socioeconômica da Festa de Santa Luzia. Na oportunidade, o professor Leovegildo Cavalcanti, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), apresentou os dados obtidos a partir do estudo, que auferiu o potencial econômico do evento católico.
Realizada por 16 alunos da UERN, a pesquisa foi coordenada pelo professor Cavalcanti em parceria com o professor Sérgio Luiz, do curso de Ciências Contábeis, e com a professora Maria Elza, de Economia. O trabalho, cujo material adveio de entrevistas e estudos da Festa de Santa Luzia de 2019, envolveu cinco cursos: Economia, Contabilidade, Turismo, Administração e Gestão Ambiental.
Cerca de 1,8 mil pessoas foram entrevistadas, sendo 87% devotos. As informações apontam que mais de 95% dos participantes da festa religiosa aprovam a sua organização. Apesar disso, os especialistas concluíram que falta mais profissionalização no sentido de aproveitar melhor a capacidade de movimentar o turismo religioso local, porque só 12% do público visitante é de fora de Mossoró.
“Falta se fazer um trabalho integrado junto à Prefeitura de Mossoró para o desenvolvimento de um turismo religioso mais condizente com o aspecto de geração de emprego e renda e que efetivamente vai caber aos governantes e à própria Diocese como tratar [o evento] a partir de agora”, comentou Cavalcanti.
Presente no momento da entrega, Carlos Antônio, um dos responsáveis pela pesquisa e aluno do 8º período de Turismo, destacou a experiência adquirida com o estudo. “É importante para a gente como aluno e é importante também para a Diocese, como um trabalho desenvolvido para a comunidade”, disse.
Representando a Diocese, o padre Flávio Augusto agradeceu o trabalho desenvolvido, ressaltando a importância da relação das organizações sociais com a Universidade. “Para nós, foi fundamental essa relação. A pesquisa, para mim, conseguiu alcançar seu objetivo, porque nós temos agora um dado real [sobre a Festa de Santa Luzia], e não apenas da igreja”, afirmou.
O reitor da UERN, Pedro Fernandes, sublinhou que esse estudo mostra a relevância de uma instituição de ensino superior não ficar adstrita a aspectos puramente teóricos, desempenhando um papel de ajudar, por meio da pesquisa, na transformação social. “Espero que outras instituições se integrem [a esse tipo de iniciativa], porque Mossoró hoje tem um parque universitário muito grande”, afirmou.
Embora seja o primeiro do estudo voltado para a Festa de Santa Luzia, os pesquisadores da UERN já fizeram relatórios semelhantes do Mossoró Cidade Junina e do Carnaval de Apodi.
Fonte: UERN

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d