Pular para o conteúdo principal

Coletiva de imprensa é realizada para apresentar Campanha da Fraternidade 2020


 




A Igreja Católica anualmente realiza a Campanha da Fraternidade (CF), uma iniciativa que coloca em pauta uma temática, voltando os olhares das comunidades e toda a sociedade civil, a fim de ampliar sua reflexão sobre o tema em questão. Neste ano a CF traz o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), além de Santa Dulce dos Pobres no Cartaz Oficial.
Em nossa Diocese de Mossoró, a Campanha da Fraternidade deste ano foi apresentada a imprensa na manhã desta terça-feira (10), no Instituto Amântino Câmara. Na ocasião, o Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, casal diocesano de Campanhas, Alex e Aline Guimarães, Padre Ricardo Rubens abordaram o assunto.
Dom Mariano iniciou recordando os jornalistas e presentes sobre o significado Quaresma, marcado justamente pela CF, e a amplitude do convite feito para campanha. Explicou ainda o propósito da Campanha da Fraternidade 2020. “Baseado na parábola do Bom Samaritano, que Jesus nos contou, agora queremos sensibilizar a todos que olhem ao seu redor, onde há pessoas sofrendo e façam como o bom samaritano. A Campanha quer despertar a atenção para os pobres e sofredores, para essa sensibilidade de ter compaixão de cuidar daqueles que necessitam de nós". O gesto concreto deste ano, que acontecerá no dia 05 de abril, com a Coleta Nacional da Solidariedade, será destinado para Cáritas Diocesana.

A coletiva de imprensa contou com a presença do Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana; Vigário Geral Padre Flávio Augusto Forte Melo; Vigário da Paróquia São José, Padre Robério Holanda; diretor da Rádio Rural de Mossoró, Padre Ricardo Rubens; casal diocesano de campanhas, Aline e Alex Guimarães, Diretora do Instituto Amantino Câmara, Enia Morais; Coordenadora do Projeto Esperança Pe Guido, Ana Maria Cardoso; vice-reitora da UERN, Jaqueline de Fátima, sacerdotes, representantes de pastorais, novas comunidades e da imprensa mossoroense. 


Gesto Concreto- Domingo de Ramos- 05 de abril

No dia 05 de abril, dioceses, paróquias e comunidades de todo país dão início à Semana Santa com a celebração do Domingo de Ramos, dia em que cristãos e cristãs fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém. É nessa data que a Igreja também realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Portanto, é importante sermos solidários com aqueles que sofrem e transformarmos o nosso jejum ou abstinência em um gesto de amor ao próximo, em uma doação generosa para a Campanha Nacional da Solidariedade. Todo o recurso arrecadado com a Campanha é destinado aos Projetos Sociais que atendem as pessoas mais necessitadas das nossas comunidades.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d