‘Mês de Maio com Maria’: CNBB NE2 lança subsídio inédito de devoção mariana

Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) lançou, sexta (17), o livro Mês de Maio com Maria, um subsídio inédito para animar a devoção mariana nas quatro arquidioceses e 17 dioceses do território. A versão on-line da publicação pode ser baixada gratuitamente no site (Regional Nordeste 2) .
Com o tema “Maria, mulher eucarística, imagem e modelo da Igreja em Saída”, o documento foi inspirado na encíclica Ecclesia de Eucharistia escrita por São João Paulo II, em 2003. A escolha desse mote manifesta a comunhão pastoral do Regional em preparação para o Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontecerá em novembro de 2021.
Fortalecendo a sintonia entre a CNBB NE2 e o CEN o lema “Saiu, subiu a montanha, levou Jesus e serviu”, inspirado no episódio da visita da Virgem Maria a Isabel (Lc 1,39-56), faz convite à reflexão sobre o dinamismo da vida eucarística na existência quotidiana de cada um e suas consequências para a missão.
O livro Mês de Maio com Maria tem cerca de 180 páginas divididas entre encontros diários composto de orações, leituras das Sagradas Escrituras, cânticos e momentos de reflexão. O documento também traz à memória os vários títulos de Nossa Senhora, em especial, as que são padroeiras das dioceses da CNBB NE2.
“O subsídio nos oferece um esquema de celebração que pode ser adaptado, de acordo com o costume de cada lugar. Na meditação da Palavra de Deus, seguimos a ordem litúrgica dos evangelhos do Tempo Pascal, oferecendo às comunidades pistas para reflexão e partilha”, explica o secretário geral da CNBB NE2 e bispo da Diocese de Cajazeiras (PB) e referencial para a Liturgia no Regional, dom Francisco de Sales.
Além do prelado que coordenou a elaboração do livro, participaram da produção do subsídio os padres Antônio Sérgio Mota da Silva, Emanuel Anchieta Lacerda de Andrade e Thiago Dias Ramalho, todas de Cajazeiras (PB). Completam a equipe o padre Expedito Caetano da Silva, da Diocese de Patos (PB) e o cônego Egídio de Carvalho Neto, da Arquidiocese da Paraíba.
A organização dos textos contou com a colaboração de Maria Julianna do Nascimento, integrante da Ação Social Arquidiocesana da Paraíba. E a diagramação foi feita por Josemar Firino de Almeida.
“Que a devoção à Virgem Maria, celebrada intensamente durante este mês de maio, acenda em todos nós a piedade eucarística, para vivermos em sua integridade o Mistério do Sacramento, tanto na celebração quanto no testemunho de vida”, afirma dom Sales.