Pular para o conteúdo principal

Pastoral da Sobriedade emite nota da Semana Nacional Sobre Drogas

Com a temática “Sobriedade, compromisso de amor” e o lema: “Amai-vos, também uns aos outros” (João, 13,34), a Pastoral da Sobriedade, organismo vinculado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebra de 19 a 26 de junho a Semana Nacional Sobre Drogas.

Neste período, instituições que trabalham com a prevenção ao uso do álcool e outras drogas realizam diversas atividades e campanhas com o intuito de diminuir os riscos e prejuízos que o uso abusivo dessas substâncias possa oferecer ao indivíduo e à sociedade.

Por causa da realidade do isolamento social, a Pastoral da Sobriedade tem feito encontros virtuais para continuar dando apoio aos que enfrentam esse desafio do vício, além de emitir uma nota que traz reflexões sobre a prevenção e os males que a dependência química pode causar.

No texto, a pastoral faz alguns questionamentos como: Qual seria o papel da nossa Igreja diante desse cenário, no qual o Brasil faz parte? O que de fato estamos contribuindo para chegar antes da dependência ser instalada em nossas famílias? Como diminuir o quadro de vulnerabilidade presente na nossa Comunidade, Cidade, Diocese?

A nota chama a atenção ainda para a urgência da atuação no trabalho de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas nas comunidades, fortalecendo os fatores de proteção para assim diminuir os fatores de risco do consumo.

“A Pastoral da Sobriedade, Organismo da CNBB, com mais de 1.400 grupos de autoajuda no Brasil tem sido uma das respostas concretas na Prevenção e Recuperação, com uma ação missionária junto às famílias que sofrem decorrente do uso de álcool e outras drogas”, destaca o documento.

Dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), mostram que, globalmente, em torno de 35 milhões de pessoas sofrem de transtornos ocasionados pelo uso de drogas e necessitam de tratamento.

“A pesquisa realizada com dados novos e mais precisos revelaram que as consequências adversas para a saúde, decorrentes do uso de drogas, são mais severas e generalizadas do que se pensava anteriormente”, diz o a nota

Assinada pela Coordenadora Nacional da Pastoral da Sobriedade, Denise Ferreira de Souza Ribeiro, a nota ressalta a importância da campanha e pede que seja realizada campanha de reforço de vínculos familiares e afetivos. “Resgatem a JUVENTUDE que sempre foi estabelecida como prioridade na maioria de nossas dioceses. Cativem as crianças, conheçam seu universo, reforcem sua autonomia, estabeleçam papeis paternos claros com limites e valores éticos. Divulguem informações que promovam conhecimentos e não mitos. Somos o maior canal de PREVENÇÃO; façamos a nossa parte”, reforça a o texto.

A nota na íntegra pode ser lida aqui: Nota da Semana Nacional Sobre Drogas-

Fonte- CNBB

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d