Diocese de Mossoró cria grupo "Eu me importo com você", formado por curados da Covid-19, para visitar pessoas doentes

"Estou curado da Covid-19 e preciso levar apoio espiritual, força e ânimo para quem enfrenta os sintomas dessa doença terrível". Após 22 dias enfrentando o coronavírus e com diagnóstico de cura, o Vigário-geral e pároco da Catedral de Santa Luzia, Padre Flávio Augusto Forte Melo, 51 anos, da Diocese de Mossoró, resolveu criar o grupo “Eu me importo com você” para realizar visitas às pessoas que estão isoladas e enfrentam a enfermidade.

O grupo será formado por pessoas curadas, que com autorização e orientação de profissionais da saúde, irão levar apoio espiritual a quem recebeu o diagnóstico positivo de Covid-19. Segundo Padre Flávio, não será oferecida ajuda financeira ou algo parecido e sim suporte espiritual. O grupo já conta com oito participantes e quem se interessar deve procurar a Paróquia de Santa Luzia.

O sacerdote acredita que, a partir da experiência e vitória de cada um do grupo frente ao coronavírus, essa ação pode ser um alento, bálsamo e esperança para quem está se sentindo sozinho em meio à tempestade da Covid-19.

Padre Flávio relata que, no 14º dia da doença, após períodos seguidos de febres, calafrios, perda de olfato e uma forte dor de cabeça, foi experimentando uma melhora no seu quadro, que era acompanhado pelo infectologista Fabiano Rodrigues com apoio de outros profissionais, muitos seus paroquianos e amigos. Isolado na casa paroquial, no Centro de Mossoró e próximo à Catedral de Santa Luzia, o padre só recebia a visita dos profissionais de saúde e a refeição era deixada na parte externa da casa.

O sacerdote relembrou que o isolamento e a solidão são “terríveis”. Com o corpo doente, não poder contar com alguém para auxiliar para tomar remédio, um copo de água ou uma simples xícara de chá é uma situação muito difícil. “Passei quatro dias com uma dor de cabeça insuportável e calafrios. Não conseguia nem rezar. Ânimo para nada”, comenta o padre emocionado e relembrando que a noite era um dos momentos mais difíceis no tratamento.

“Como estava sozinho e essa doença é imprevisível, tinha muito medo de piorar e não ter condições de buscar ajuda. Apelei muito para Santa Luzia que me ajudasse a romper a noite. O medo batia na porta”. Padre Flávio lembra também que recebeu muita força do Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, do clero, dos seus paroquianos e muitos amigos com mensagens e orações. “Tudo isso é muito importante na convalescença, mas muita gente não tem esse apoio, não tem atendimento médico e tantos morrem na solidão de uma UTI”.

Ao sentir melhora gradativa dos sintomas e poder usufruir de pequenas coisas cotidianas como tomar um simples banho ou uma refeição por prazer, Padre Flávio foi entendendo que da experiência dolorosa da doença ficaram grandes lições: a importância do fortalecimento da fé para aguentar todo o sofrimento, o valor das pequenas coisas e se importar mais e mais com o outro, inclusive sendo o outro doente da Covid-19. “Por tudo o que vivi e agradecido pela cura preciso fazer algo pelos que estão na mesma situação que passei. Precisamos levar Deus, que é esperança, força e ânimo para essas pessoas”.

Segundo ele, muitas pessoas já estão procurando fazer parte do grupo e realizar as visitas. Padre Flávio alerta também que quem não acreditam na pandemia ou desdenha das orientações dos profissionais de saúde precisa levar tudo muito a sério e seguir à risca as recomendações e seguir firme nas orações pela descoberta de uma vacina. Ele lembra que um versículo o acompanhou nesta travessia tão difícil: “E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu”.

Foto- Glauber Soares- Pascom da Paróquia de Santa Luzia

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui