Celebrações no Dia de Finados serão realizadas somente nas igrejas da Diocese em razão da pandemia



 


No próximo dia 2 de novembro é celebrado o Dia de Finados, data dedicada de modo especial à memória dos nossos irmãos falecidos. Excepcionalmente, este ano, devido à pandemia da Covid-19, não ocorrerão missas nos cemitérios de Mossoró.

O Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana presidirá a celebração das 11 horas, na  Catedral de Santa Luzia,  com transmissão pelas redes sociais da Paróquia de Santa Luzia e Diocese. A Rádio Rural de Mossoro transmite a missa das 9h.

Cemitério São Sebastião

As missas de finados que aconteceriam no Cemitério São Sebastião serão celebradas na Catedral de Santa Luzia nos seguintes horários: 6h, 9h, 11h e 17h.

Cemitério Novo

As missas que aconteceriam no Cemitério Novo serão celebradas nos seguintes locais:

Matriz da Imaculada Conceição – 6h

Capela  de São Francisco no Belo Horizonte - 16h

Capela de Santa Clara na Lagoa do Mato -19h


As demais paróquias da Diocese  também celebrarão missas em memória a todos os fiéis defuntos.

Para a Igreja, o Dia de Finados é para celebrar a vida eterna das pessoas queridas que já foram ao encontro do Pai. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre. A Liturgia realça a ressurreição e a vida, tendo como referência a própria ressurreição de Cristo. Embora sintamos a morte de alguém, acreditamos na vida eterna. Por isso, Santo Agostinho nos recomenda: “Saudade sim, tristeza não”.