Pular para o conteúdo principal

Conheça os novos cardeais do Papa Francisco



 Três franciscanos, o primeiro afro-americano, um sobrevivente de genocídio e o bispo de um país onde evangelizar é proibido. Essas são algumas características dos novos cardeais do Papa Francisco, anunciados no domingo, 25. Em 28 de novembro, será realizado o próximo consistório, ou seja, a reunião dos cardeais presentes em Roma com o Papa.

Serão criados 13 novos cardeais eleitores, com menos de 80 anos e que poderiam eleger o futuro Papa. Além deles, outros quatro clérigos não eleitores serão admitidos em gesto de reconhecimento pelo serviço à Igreja. 

Bispos de grandes dioceses

À frente da Arquidiocese de Washington dos Estados Unidos desde 2019, Dom Wilton D. Gregory é o primeiro negro americano a se tornar cardeal. Sua nomeação é particularmente importante num momento em que o país vive onda de protestos pela questão racial. Ele também foi Arcebispo de Atlanta, bispo auxiliar de Chicago e presidente da conferência episcopal americana.

Outro arcebispo de destaque é o de Santiago do Chile, Dom Celestino Aós Braco, capuchinho espanhol radicado no Chile. Foi bispo de Copiapó e, ao mesmo tempo, administrador apostólico de Santiago. Ganhou a confiança do Papa ao liderar a Igreja chilena no período da crise dos abusos, mas também na atual fase de protestos pela reforma constitucional.

Líderes da Cúria e italianos

Dois nomes são de bispos que acabam de assumir cargos no Vaticano. O primeiro é o novo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o italiano Dom Marcello Semeraro. Ele trabalhou no conselho de cardeais e foi Bispo de Albano (Itália).

O outro é o Secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Dom Mario Grech (Malta), com a missão de abrir as portas do Vaticano para a Igreja de todo o mundo.

Mais dois dos novos cardeais são italianos. Um é o Arcebispo de Siena, Dom Augusto Paolo Lajudice, que foi bispo auxiliar em Roma e é responsável pela comissão sobre migrações da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

Outro é o Frei Mauro Gambetti, até então responsável pela comunidade franciscana na cidade de Assis. Como ele está terminando seu mandato, especula-se que venha a assumir um dicastério na Cúria Romana. Por ser padre, deve receber a ordenação episcopal, conforme as normas da Igreja.

Líderes internacionais

O neo-cardeal Dom Antoine Kambanda, Arcebispo de Kigali (Ruanda), representa uma igreja sofrida. Ainda é recente o chamado “genocídio de Ruanda”, dos anos 1990, no qual estima-se que 1 milhão de pessoas tenham sido mortas por disputas étnicas e políticas. Ele perdeu toda a sua família, exceto um irmão. Foi ordenado por São João Paulo II.

Outra situação dramática é a de Dom Cornelius Sim, o único bispo de Brunei. O país é oficialmente muçulmano e a religião é lei. Só 10% da população é católica, a maioria descendente de filipinos e chineses, e a evangelização é proibida.

O terceiro líder internacional nessa lista é Dom José Advincula, Arcebispo de Capiz (Filipinas). Ele passa a ser a principal referência da igreja no seu país, já que o famoso Cardeal Antonio Tagle há pouco assumiu um dicastério no Vaticano.

Reconhecido merecimento

Os quatro clérigos com mais de 80 anos escolhidos pelo Papa passam a ser membros do colégio cardinalício e adquirem essa dignidade, mas não podem votar em um eventual conclave.

O mais famoso deles é o Frei Raniero Cantalamessa, de 86 anos, pregador da Casa Pontifícia desde os anos 1980 e autor de livros espirituais. Foi nomeado por São João Paulo II e confirmado por Bento XVI e Francisco. Ele prega na cerimônia da Sexta-feira da Paixão e em outras ocasiões. Capuchinho, ele é muito admirado pelos membros da Renovação Carismática Católica.

Os outros três são o Arcebispo Dom Silvano Tomasi, scalabriniano que por 13 anos foi observador da Santa Sé na ONU; o bispo emérito de San Cristóbal de las Casas (México), Dom Felipe Arizmendi Esquivel; e o Monsenhor Enrico Feroci, que por quase 10 anos foi diretor da Cáritas de Roma.

Também Cantalamessa e Feroci, que ainda não são bispos, teoricamente deveriam ser ordenados. Mas é comum que os nomeados após 80 anos peçam dispensa dessa obrigação e continuem servindo como sacerdotes.

Fonte- Vatican News

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias...