Pular para o conteúdo principal

Por que devo me confessar?



 “A vida espiritual, se fortificada pelo Sacramento da Reconciliação, é capaz de dar estabilidade e força nas muitas dificuldades da vida de cada dia”. Esse é um dos ensinamentos oferecidos pelo cardeal Jorge Medina Estévez no livreto “Por que devo me confessar”, cuja segunda edição revisada foi lançada pela Edições CNBB.

 

A publicação faz parte da Coleção Perguntas da editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e apresenta o sentido do pecado e o significado do Sacramento da Penitência. “Essa obra é um ensaio de fácil leitura e compreensão que o autor, com o coração de Pastor, quer que as pessoas adentrem nas águas da Reconciliação, para uma vida na companhia de Deus”, indica a Edições CNBB.

 

“Este breve escrito introduz com sagacidade à beleza deste Sacramento, indicando suas modalidades de realização e, sobretudo, ajudando a dissipar aquele difundido sentimento de vergonha que se experimenta ao revelar as próprias fraquezas a um homem como nós”, indica o regente emérito da Penitenciária Apostólica, dom Gianfranco Girotti, ofm, na apresentação do livro.

 

Girotti reforça o conhecimento do cardeal Medina Estéves nas questões relacionadas à culpa e aos problemas psiquiátricos, pontuando ainda que “A falta desse Sacramento é, muitas vezes, a origem de graves desorientações mentais, com consequências significativas nos âmbitos individuais e coletivos”.

O livreto

A tradução brasileira do livro chega à segunda edição, após mais de 10 versões em língua espanhola e três em língua italiana.

 

A obra é considerada de grande benefício para os fiéis, ainda hesitantes ou pouco informados, a respeito do Sacramento da Penitência, tão importante para a vida cristã. Também é um convite ao aprofundamento do sacramento da penitência, favorecendo um novo olhar das pessoas “incertas ou desiludidas” que veem o sacramento com desconfiança, “porque não foram cuidadosamente guiadas ou instruídas na estrada que leva à intimidade com Deus”.

 

“O compromisso de descobrir cada vez mais o rosto misericordioso de Deus é nobre e fecundo, mas também fácil na companhia deste pequeno livro repleto de antiga sabedoria teológica, difundida por quem experimentou, na prática, a beleza restauradora da doutrina cristã”, afirma dom Gianfranco Girotti.

 

O autor

O cardeal Jorge Medina Estévez é chileno e entrou para o episcopado em 6 de janeiro de 1985. Sua criação como cardeal foi em 21 de fevereiro de 1998. Foi bispo nas dioceses chilenas de Rancagua e posteriormente Valparaíso. Anteriormente, foi cônego penitenciário por vinte anos na catedral de Santiago. Na cúria romana, foi prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, membro de vários Dicastérios da Cúria Romana. Em 2005, como cardeal protodiácono, foi responsável por anunciar o cardeal Joseph Ratzinger como o Papa Bento XVI.

 

CNBB

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...