Dom Mariano convida população a acompanhar missas pela internet e Rádio Rural de Mossoró

O bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, Dom Mariano Manzana, reforçou neste domingo, 28, a importância da população respeitar os protocolos de biossegurança quanto à Covid-19. Durante conversa com o jornalista Saulo Vale, Dom Mariano ainda convidou os fiéis a acompanharem, a partir desta segunda, 1º de março, as celebrações eucarísticas pelos meios de comunicação, já que as missas presenciais estão suspensas em virtude de decreto publicado pelo Governo do Rio Grande do Norte.

"Convidamos todo mundo a respeitar o uso de máscara, de álcool em gel, o distanciamento social, evitar aglomerações, por amor a todo mundo, a si, a Deus que é o dom da vida, aos nossos irmãos, vamos respeitar, pois a pandemia é realmente um momento difícil, não é uma invenção humana. Respeite as normas, e se una conosco nas missas que serão transmitidas, como no início da pandemia, através dos meios de comunicação, vamos formar uma grande corrente pedindo a saúde, que é o dom mais importante", afirmou.

As missas poderão ser acompanhadas também pela Rádio Rural de Mossoró, através do prefixo AM 990 ou pelo site www.ruraldemossoro.com.br.

Dom Mariano também foi questionado pelo jornalista Saulo Vale se tomará a vacina contra a Covid-19 e respondeu, prontamente, que sim. "Sem dúvida. É que ainda não chegou a minha idade", disse, referindo-se ao cronograma de aplicação dos imunizantes, que esta semana contempla idosos a partir dos 85 anos de idade. O bispo de Mossoró tem 73 anos.

Bispos do RN publicam medidas suspendendo celebrações com a presença de fiéis

No último sábado, 27, os três bispos da Província Ecleciástica do Rio Grande do Norte comunicam a suspensão das celebrações com presença de fiéis em todo o estado, a partir desta segunda-feira, 1º de março.

A medida se dá devido ao mais recente decreto estadual. Os bispos convidam a população a acompanhar as missas, sem povo, de forma virtual, pelo rádio ou TV.

A nota é assinada pelos bispos Dom Mariano Manzana (Mossoró), Dom Antônio Carlos (Caicó) e Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano de Natal).

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

"Nós, Bispos da Província Eclesiástica de Natal, tendo sido previamente contatados pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (26); compreendendo a gravidade do momento; em espírito de recíproca cooperação e corresponsabilidade; e tendo em conta a vida como bem maior a ser preservado, achamos por bem acatar o disposto no decreto estadual nº 30.383, de 26 de fevereiro de 2021, e, assim, determinamos para todo o território da Província Eclesiástica de Natal:

1. Ficam suspensas as celebrações (missas e outras congêneres), com a participação presencial dos fiéis, de 1º a 10 de março;

2. As missas sejam celebradas, nas igrejas catedrais e nas igrejas matrizes, de portas fechadas, com a restrita participação de uma equipe celebrativa de apoio, composta por, no máximo, cinco pessoas;

3. As celebrações sejam transmitidas, através das plataformas digitais de comunicação da própria paróquia, sempre que possível, especialmente no domingo;

4. Mantenham-se abertas as igrejas, em seus regulares horários de funcionamento, para os momentos de orações pessoais dos fiéis, obedecendo todos os protocolos sanitários e de biossegurança;

5. Sejam mantidos os atendimentos individualizados aos fiéis, por parte dos sacerdotes, bem como nas secretarias paroquiais.

Por fim, recomendamos a todos os fiéis católicos, muito especialmente aos padres dos nossos cleros, que se mantenham atentos às realidades e necessidades que afloram mais nitidamente nesses momentos de maiores restrições. Tudo isso traz implicações - inclusive econômicas e sociais - sobre a vida das pessoas. Isto nos faz pensar nos mais pobres e nos que dependem das atividades informais. Lembremo-nos da exigência da partilha como compromisso inerente à nossa condição de cristãos. Gastemos tempo e não poupemos esforços para promover iniciativas e campanhas que sirvam de sinal e alento para quem mais precisa. Mantenhamos a confiança em Deus. É Ele o Senhor de nossas vidas e da História. Nossa Senhora da Apresentação, Santa Luzia e Sant'Ana intercedam por todos nós.

Natal, 27 de fevereiro de 2021.

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal