Pe. Charles Lamartine lança livro sobre Santo Agostinho pela Editora Paulus

O diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia e da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Pe. Charles Lamartine, lança livro pela Paulus, editora multimídia presente em 33 países. A obra com o título A Igreja corpo de Cristo – Síntese da eclesiologia de Santo Agostinho foi extraída do trabalho final de seu mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (PUG).

O livro que traz uma dedicatória ao Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e prefácio escrito pelo Decano do clero diocesano de Mossoró, Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, será lançado oficialmente de forma virtual, no dia 07 de maio, às 19h30, com transmissão pelo canal da Paulus Editora no YouTube. Convidados da live de lançamento: Urbano Zilles, sacerdote da Arquidiocese de Porto Alegre, doutor pela Universidade Münster e professor da PUCRS; e Luiz Marcos da Silva Filho, pós-doutor em Filosofia e professor da PUC-SP.

A Igreja corpo de Cristo – Síntese da eclesiologia de Santo Agostinho já está disponível na loja virtual da Paulus. Acesse: paulus.com.br/loja/

Sinopse do livro
Considerando a Igreja corpo de Cristo como verdadeira e própria categoria teológica, Santo Agostinho, ao ocupar-se do combate ao donatismo, movimento cismático que feriu a unidade e a tradição da Comunidade Eclesial Africana no século IV, utiliza essa imagem da Igreja como conceito central de sua eclesiologia. A campanha contra o movimento ocupou grande parte da atividade pastoral e literária de Agostinho, tornando-o o principal expoente do antidonatismo. A priori, buscamos apresentar historicamente como surgiu e se expandiu o cisma, dando destaque às suas principais teses e a alguns de seus personagens. Numa perspectiva biográfica e polêmica, analisamos como se deu a atuação do Doutor de Hipona perante a questão donatista, destacando seu método teológico, profundamente enraizado na interpretação da Sagrada Escritura e na Tradição Eclesial. Assim, evidenciamos os principais elementos de sua eclesiologia, especialmente sua contribuição na reflexão das propriedades essenciais da Igreja como una, santa, católica e apostólica. Por fim, destacamos que, nesse combate, o hiponense aprofundou sua compreensão sobre o mistério da Igreja, explorando sua natureza como comunhão.

Sobre Pe. Charles Lamartine

Graduado em Teologia e Serviço Social, é mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, é doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Filosofia e História da Educação, é professor e diretor geral da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN), assim como diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia. Tem desenvolvido atividades acadêmicas nas áreas de Teologia, Filosofia e Educação, atuando nos seguintes temas: Teologia Patrística e Sistemática, Filosofia Medieval e História da Educação.