Semana Nacional da Família: Alegria do amor na família



 


Queridos irmãos e irmãs,

Com a graça de Deus, chegou mais uma Semana Nacional da Família. Neste ano, queremos testemunhar a “A alegria do amor na família”, pois, quando a Igreja doméstica e a comunidade eclesial estão abertas para o sopro do Espírito Santo, a alegria do Evangelho invade e vivifica toda a nossa vida.

Temos que reconhecer que o Espírito Santo tem conduzido nossas famílias diante de tantos desafios que a pandemia trouxe para a vida cotidiana. Mas, como diz o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, os problemas se tornam uma oportunidade de crescimento, de amadurecimento, de vivência mais profunda da fé.

É nesse sentido que queremos resgatar o tema da alegria. Não uma alegria passageira, vazia de sentido, ou superficial. Queremos falar de uma alegria que brota do coração de cada lar cristão, como fruto do fortalecimento dos vínculos conjugais que unem os filhos e vencem juntos obstáculos e as crises porque foram sustentados pela fé. Somente um verdadeiro amor pode trazer a alegria que vem de Deus.

A família que persevera na oração, usa de criatividade para oferecer seus dons à comunidade eclesial e não perde a dimensão da caridade. Assim, essa família vai conseguir abrir as portas de sua casa, de modo que a Igreja doméstica seja evangelizadora, em saída, para tocar e santificar o mundo. Mas também suas portas estarão abertas para acolher, acompanhar, discernir e integrar todos os casais e as famílias que precisam reencontrar a fonte do verdadeiro amor e da verdadeira alegria: Jesus Cristo.

Desejo a todos uma Semana Nacional da Família cheia de bênçãos e graças e que aproveitem cada encontro do Hora da Família motivando toda a comunidade a participar.

Contemplando a Sagrada Família, sejamos sustentados pelo mesmo amor que acolheu o próprio Deus no seio da humanidade. Amém.

Dom Ricardo Hoepers

Bispo de Rio Grande – (RS) e Presidente da Comissão
Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB