Abertura diocesana do Sínodo 2023 na Diocese de Mossoró

A 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos será realizada em 2023 com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. O tema da sinodalidade propõe a todo povo de Deus refletir sobre a forma de a Igreja se compreender. A participação e o caminhar juntos indicam a compartilhada missão evangelizadora que cada batizado deve assumir. O Papa Francisco tem afirmado que o “caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

Nos dias 9 e 10 de outubro, o Papa realiza a abertura em Roma, dando início a um processo de escuta de todo o Povo de Deus nas dioceses do mundo inteiro. Essa primeira fase acontece até março de 2022 com a escuta e a reflexão envolvendo todas as paróquias, comunidades, movimentos e vida consagrada.

Na Diocese de Mossoró, o bispo Diocesano Dom Mariano Manzana abre a fase diocesana do Sínodo no próximo domingo, dia 17, às 11h, na Catedral de Santa Luzia.

O percurso para a celebração do Sínodo está dividido em três fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023: uma fase diocesana e outra continental, que darão origem a dois instrumentos de trabalho e que antecedem a fase definitiva, no nível da Igreja universal.

Fase diocesana do Sínodo

O Papa Francisco convocou todo o povo de Deus para 2023 no Sínodo dos Bispos, uma reunião do colégio episcopal com o sumo pontífice que consiste num momento de diálogo e escuta. Para este Sínodo, o Papa estabeleceu que o processo de escuta deve começar nas dioceses, escutando o povo de Deus iluminado pelo tema Por uma igreja sinodal: comunhão, participação e missão. Em nossa Diocese iremos vivenciar alguns momentos dentro deste processo. A sugestão é que seja iniciado pelas bases, nas próprias paróquias:

Fase paroquial seja dividida em dois momentos: um encontro em cada comunidade onde as pastorais ali atuantes poderão falar e se expressar;

Um encontro paroquial com representantes das comunidades que trarão a síntese das reuniões comunitárias. Posterior a essa fase paroquial, teremos as assembleias dos zonais culminando com a Assembleia Diocesana nos dias 12 e 13 de novembro.

Não nos esqueçamos que “o coração da experiência sinodal é escutar a Deus ouvindo uns aos outros, inspirados pela Palavra de Deus. Ouvimos uns aos outros para melhor ouvir a voz do Espírito Santo falando em nosso mundo hoje”. (VADEMECUM, 2021, p.20)

Texto- Padre Antoniel Alves- Adm.Paroquial da Paróquia de Encanto e coordenador da fase diocesana para o Sínodo 2023.

Questões norteadoras para o encontro nas comunidades

Sinodalidade- significa caminhar juntos.

- Em nossa comunidade quais sinais demonstram que caminhamos juntos?

- Quais frutos são possíveis destacar dos momentos que caminhamos juntos?

- Quais urgências são sentidas na caminhada da nossa comunidade?

- Quais sonhos e o que é possível fazer para darmos as mãos e caminharmos juntos na mesma direção?