Pular para o conteúdo principal

Papa para a Quaresma: "Não nos cansemos de fazer o bem"


 “Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos” (Gal 6, 9-10a). Com esta exortação de São Paulo aos Gálatas, o Papa Francisco inicia sua mensagem para a Quaresma 2022. O texto foi divulgado nesta quinta-feira, 24, em coletiva de imprensa.

O Pontífice ressalta que a quaresma é um tempo favorável de renovação pessoal e comunitária que conduz à Páscoa de Jesus Cristo morto e ressuscitado. O Santo Padre pede que todos aproveitem o caminho quaresmal de 2022 para refletir.

Sementeira

No trecho bíblico destacado pelo Papa, São Paulo evoca a sementeira e a colheita, uma imagem que Jesus muito prezava (cf. Mt 13). São Paulo fala de um kairós: um tempo propício para semear o bem tendo em vista uma colheita.

“Qual poderá ser para nós este tempo favorável?”, questiona Francisco. “Certamente é a Quaresma (…). A Quaresma convida-nos à conversão, a mudar mentalidade, de tal modo que a vida encontre a sua verdade e beleza menos no possuir do que no doar, menos no acumular do que no semear o bem e partilhá-lo”.

Segundo o Pontífice durante a Quaresma, todos são chamados a responder ao dom de Deus, acolhendo a sua Palavra. A escuta assídua da Palavra de Deus, prossegue, faz maturar uma pronta docilidade à sua ação (cf. Tg 1, 19.21), que torna fecunda a vida.

Todos são chamados para serem “cooperadores de Deus” (1 Cor 3, 9), aproveitando o tempo presente (cf. Ef 5, 16) para semearem, praticando o bem, indica o Santo Padre. Esta chamada para semear o bem deve ser vista, não como um peso, mas como uma graça, reafirma.

Colheita

Sobre a colheita, Francisco lembra São Paulo destaca que quem pouco semeia, também pouco há de colher; mas quem semeia com generosidade, com generosidade também colherá. Em Deus, o Papa indica que nenhum ato de amor, por mais pequeno que seja, se perde.

“É precisamente semeando para o bem do próximo que participamos na magnanimidade de Deus. (…) Semear o bem para os outros liberta-nos das lógicas mesquinhas do lucro pessoal e confere à nossa atividade a respiração ampla da gratuidade, inserindo-nos no horizonte maravilhoso dos desígnios benfazejos de Deus”, frisa.

Coletiva de Imprensa foi realizada nesta quinta-feira, 24/ Foto: Joyce Silveira

“Não nos cansemos de fazer o bem”

Deus “dá forças ao cansado e enche de vigor o fraco. (…) Aqueles que confiam no Senhor, renovam as suas forças” (Is 40, 29.31). A Quaresma, de acordo com o Santo Padre, chama os fiéis a repor a fé e esperança no Senhor. Só com o olhar fixo em Jesus Cristo, revela o Pontífice, é que se pode acolher a exortação do Apóstolo: “Não nos cansemos de fazer o bem” (Gal 6, 9).

O Papa pediu também que os católicos não se cansem de rezar. “A ilusão de nos bastar a nós mesmos é perigosa”, alerta. A fé, segundo Francisco, não preserva das tribulações da vida, mas permite atravessá-las unidos a Deus em Cristo, com a grande esperança que não desilude.

O Pontífice reforça: “Não nos cansemos de extirpar o mal da nossa vida. Possa o jejum corporal, a que nos chama a Quaresma, fortalecer o nosso espírito para o combate contra o pecado. Não nos cansemos de pedir perdão no sacramento da Penitência e Reconciliação, sabendo que Deus nunca Se cansa de perdoar. Não nos cansemos de combater a concupiscência, fragilidade esta que inclina para o egoísmo e todo o mal”.

A Quaresma é tempo propício para contrastar ciladas, comenta o Santo Padre. Ele exorta: “Não nos cansemos de fazer o bem, através de uma operosa caridade para com o próximo. Durante esta Quaresma, exercitemo-nos na prática da esmola, dando com alegria (cf. 2 Cor 9, 7)”.

“Se é verdade que toda a nossa vida é tempo para semear o bem, aproveitemos de modo particular esta Quaresma para cuidar de quem está próximo de nós, para nos aproximarmos dos irmãos e irmãs que se encontram feridos na margem da estrada da vida (cf. Lc 10, 25-37). A Quaresma é tempo propício para procurar, e não evitar, quem passa necessidade; para chamar, e não ignorar, quem deseja atenção e uma boa palavra; para visitar, e não abandonar, quem sofre a solidão. Acolhamos o apelo a praticar o bem para com todos”. 

Constância e paciência

Por fim, o Papa exorta os fiéis a pedirem a Deus a constância paciente do agricultor (cf. Tg 5, 7), para não desistirem da prática do bem. Quem cai, estenda a mão ao Pai que nos levanta sempre. Quem se extraviou, enganado pelas seduções do maligno, não demore a voltar para Deus, incentiva.

“Neste tempo de conversão, buscando apoio na graça divina e na comunhão da Igreja, não nos cansemos de semear o bem. O jejum prepara o terreno, a oração rega, a caridade fecunda-o. Na fé, temos a certeza de que ‘a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido’, e obteremos, com o dom da perseverança, os bens prometidos (cf. Heb 10, 36) para salvação nossa e do próximo (cf. 1 Tm 4, 16)”.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias...