Pular para o conteúdo principal

Confira a programação de Dom Mariano em visita ao Vaticano

 



Bispos, arcebispos e administrador diocesano do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) viajaram, nessa terça-feira (10), para a Itália. Os religiosos participam da Visita ad Limina Apostolorum entre os dias 16 e 20, mas antes do encontro com o Papa Francisco eles fazem um roteiro espiritual começando pela terra de outro Francisco, o de Assis. Dom Mariano, bispo da Diocese de Mossoró, integra a comitiva.

O grupo parte da Basílica Papal de Santa Maria dos Anjos, em Roma, nesta quinta-feira (12), às 8h no horário local, chegando a Assis no início da tarde. Após visita às basílicas de Santa Clara e de São Francisco, os pastores das dioceses e arquidioceses de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte celebram a Santa Missa na Capela San Bonaventura.

A peregrinação pelos lugares santos continua na sexta-feira (13), quando os bispos seguirão para Lanciano. Lá celebram a Santa Missa no fim da manhã e depois seguem para San Giovanni Rotondo, onde está o corpo de São Pio de Pietrelcina.

No sábado (14), o grupo visita e celebra no Santuário de Santa Maria das Graças, conhecida como igreja antiga. No fim da manhã, a expectativa é de que os bispos visitem o Monte de São Miguel. A peregrinação terminará com um almoço no Centro de Espiritualidade Padre Pio.

Dores, esperança e comunhão na Visita ad Limina

Renovados com a espiritualidade franciscana, os 20 bispos e arcebispos mais o administrador diocesano de Salgueiro (PE) darão início à Visita ad Limina Apostolorum, na terça-feira (16). O evento é uma obrigação cumprida por bispos e alguns prelados do mundo todo a cada cinco anos. Esse momento estava agendado para acontecer em 2020, mas foi adiado para este mês devido à pandemia de covid-19.

De acordo com o bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ele e seus irmãos no episcopado vão à Visita ad Limina como peregrinos rezar junto ao túmulo dos apóstolos cheios de saudade do Papa. O religioso também explica que a visita é um momento importante de “prestação de contas” e de “profunda comunhão com o Santo Padre”.

“Com o recente Motu Proprio Praedicate Evangelium, percebemos que, com a reforma da Cúria Romana, o papa deseja que os organismos da Cúria sejam instrumento de diálogo, de partilha de experiências, de correção de rumos, de aprendizado. Queremos, então, compartilhar nossa história eclesial e missionária vivida nestes últimos anos, especialmente as agruras e esperanças da travessia desse tempo de pandemia”, afirma dom Paulo.

Ao todo serão cinco dias visitas e reuniões nos dicastérios, congregações e organismos pontifícios, além de celebrações da Santa Missa nas basílicas papais. A Visita ad Limina encerra no dia 20 com o encontro dos pastores da CNBB NE2 com o Papa Francisco.

Dom Paulo revela que é grande a expectativa por esses momentos de partilha, sobretudo, com o Pontífice com quem poderão dialogar e expressar o quão a CNBB NE2 está “muito próximo em seus sofrimentos físicos e perseguições”. Segundo o bispo, a mensagem que o Regional levará para o Santo Padre são três: as dores e o luto; as esperanças; e a comunhão.

 “Perdemos três bispos do nosso regional durante a pandemia, vários sacerdotes, diáconos, religiosos, leigos e leigas. Muitas famílias perderam seus empregos, pequenas empresas faliram. Foi um momento de muito sofrimentos. No Brasil, foram mais de 660 mil vítimas fatais da pandemia e do descaso do poder público federal”, explica dom Paulo.

O presidente da CNBB NE2, no entanto, destaca que em meio a tragédia que foi o período mais crítico da pandemia surgiram sinais claros de esperança como “a imensa rede de solidariedade nas comunidades eclesiais missionárias”. “Foi central o papel da ciência e do Sistema Único de Saúde e a perseverança e a perene renovação da fé por meio dos meios de comunicação social, especialmente da internet”, ressalta.

Por fim, dom Paulo diz que o Regional vai reforçar o apoio ao Papa Francisco de modo especial à reforma da Cúria Romana por meio do documento Praedicate Evangelium. “Queremos falar ao papa sobre nossa solidariedade em seus sofrimentos físicos, nas calúnias, incompreensões e perseguições sofridas. Queremos renovar nossa mais profunda unidade com o seu magistério”, pontua o bispo.

 

Fonte- Regional Nordeste 2

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d