Diocese ganha mais um padre no Mês Vocacional

No sábado, dia 27, às 18h, no anfiteatro Arcelino Costa Leitão, em frente à Matriz de São João Batista, em Assu, o diácono Max Bruno será ordenado sob a imposição das mãos do Bispo Dom Mariano Manzana. Vamos conhecer mais sobre o 52º padre a ser ordenado pelo Bispo.

Conheça o futuro padre

Nome completo: Max Bruno Damasceno (13/04/1995 – 27 anos)

Nome dos pais: Manuel Ailton Damasceno e Luzia Tertulino da Cunha Damasceno

Irmã: Jéssyka Mara Damasceno Gomes

Formação: Ensino infantil e fundamental no Complexo Educacional Santo André (CESA), Assu; Ensino Médio no IFRN – Campus Ipanguaçu; Graduação em Filosofia – UERN (2014-2017); e Teologia – FCRN (2018-2021).

Estágio Pastoral: Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Martins/RN e Serrinha dos Pintos/RN (Ecônomo Paroquial)

Vocação

A minha vocação, primeiramente, nasceu no coração de Deus e Ele me transmitiu, com muito amor, este imenso dom. Antes de herdar o pecado original, em minha concepção, herdei a santidade original, que vem de Deus quando, até antes mesmo da minha fecundação, Ele me amou por inteiro. Por isso, o despertar consciente desta vocação que surge no ventre da minha mãe foi aos 16 anos com a chegada de Padre Flávio Augusto (hoje nosso Vigário Geral e Pároco da Catedral) na Paróquia de São João Batista em Assu. Sempre gostei muito de ir à igreja e não só isso, sempre fui Igreja. Por ser Igreja, fazer parte da comunhão dos filhos de Deus, sempre fui implicado nos meus trabalhos pastorais, mesmo que minha família não fosse tão assídua nas celebrações e pastorais.

A incumbência de me levarem à igreja, quando criança, era da minha mãe e de minha irmã. Depois, sempre minha Tia Suzana e minhas queridas animadoras de minha comunidade, Rejane Guedes e Janeide Alcebíades, davam-me a maior força para ser uma liderança na minha comunidade. Participei de várias pastorais em minha Paróquia de São João Batista de Assu e a dedicação era intensa. Padre Francisco Canindé, vendo meu empenho, aos 15 anos me chamou para coordenar a Pastoral da Criança, por ver meu grande amor ao serviço.

Em 2012, com a chegada de Padre Flávio, ao olhar para aquele homem disse a mim mesmo: “Quero ser igual a ele!” Deus utilizou os recursos que Ele tinha para me chamar: colocou Padre Flávio em minha vida para acender a chama da vocação que começou a inflamar em mim. Em uma certa celebração da Santa Missa Dominical, em uma de suas leituras, trazia o excerto de Rm 5,1-5 e lembro das palavras de Padre Flávio: “Nunca deixem que lhe roubem a esperança, porque ela não nos decepciona”. Ficaram fortemente marcadas em meu coração essas palavras e hoje é o lema de minha Ordenação Presbiteral: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). Em um encontro da Infância e Adolescência Missionária, em 2012, em Mossoró/RN, eu conheci pela primeira vez o Seminário Santa Teresinha. Ali, cheio de incertezas, afirmei: “Aqui, um dia, eu quero morar!” Em junho do mesmo ano, nosso Bispo, no ato da missa de encerramento da Festa de São João Batista, olhou para mim e falou: “Bichinho, vamos para Mossoró ser meu seminarista? Ainda não tenho um padre chamado Max”. Então, dia 27 de agosto de 2022, às 18h, em Assu, o Bispo que me chamou será o que vai me ordenar presbítero e terá o seu primeiro padre chamado Max. Em 2014, ingressei no Seminário Santa Teresinha e fiquei por 8 anos nesta casa formativa. Hoje, estou atuando na querida Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Martins/RN e Serrinha dos Pintos/RN continuando com a certeza de que: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).

Transmissão- Youtube da Paróquia de Assu, Rádio Rural de Mossoró e Rádio Princesa