Pular para o conteúdo principal

Dom Mariano Manzana pareticipa da 57ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB Ne2

 




A felicidade do reencontro e o clima de oração marcaram a abertura da 57ª Assembleia Pastoral Regional, nessa terça-feira (27), no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB). O bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB Nordeste 2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, conduziu a Lectio divina a partir do lema desta edição “Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força se manifesta (2Cor 12,9)”.

“É uma alegria imensa nos reencontrarmos depois da labuta da pandemia, e nos reencontrarmos, sobretudo, para rezar. Está será uma assembleia marcada pela oração”, afirmou dom Paulo Jackson, ao dá boas vindas aos cerca de 150 participantes. O grupo é formado por membros do clero, religiosas e leigos e leigas das 21 dioceses presentes nos estados de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

O presidente do Regional dirigiu uma meditação a partir do contexto paulino apresentado no lema que norteia toda a Assembleia. Após a leitura e releitura do texto, como propõe o método da Lectio Divina, dom Paulo Jackson conduziu os participantes a uma reflexão bastante espiritual do tema, confrontando as fragilidades do Apóstolo Paulo e as as fraquezas de cada batizado na missão, junto com as consequências para a ação pastoral.

“E as nossas fraquezas? A fome, o abandono do nosso povo, o clericalismo, uma Igreja sem ardor missionário, a perda do sentido da vida, a perseguição na missão como na Nicarágua e outros tantos. Quais são as nossas fragilidades?”, questionou dom Paulo Jackson. Além de rezar, os participantes também partilharam de maneira espontânea as fraquezas vivenciadas principalmente no âmbito social.

Fotos: Rafael Augusto | Pascom Campina Grande

Acolhida

O primeiro dia que começou com credenciamento, seguido de jantar também foi marcado pela acolhida, começando com o bispo da Diocese de Campina Grande (PB), dom Dulcênio Fontes de Matos. “Tenho certeza de que serão dias na presença de Deus dedicados ao trabalho intenso para o Reino. Sintam-se todos em casa”, declarou o anfitrião.

O bispo de Cajazeiras (PB) e secretário do Regional apresentou as orientações gerais. Já o bispo de Caicó (RN) e vice-presidente da CNBB NE2, dom Antônio Carlos Cruz Santos, fez um breve resgate para explicar como o “Espírito nos conduziu até aqui” e suscitou o tema “Habitar a fragilidade como lugar teológico e pastoral”.

Segundo religioso, a inspiração está na palavra do Papa Francisco que escreveu na Carta Apostólica Patris Corde e falou também aos padres do Colégio de São Luís dos Franceses, em Roma.

“‘Não deixem as fragilidades de lado: elas são um lugar teológico’, disse o Papa. Basta olharmos as fragilidades do contexto político ou a própria fragilidade humana. Nosso grande desafio é como perceber a graça de Deus em tudo isso. Por isso, estamos aqui a serviço para ouvirmos o Espírito Santo falando a partir das nossas fragilidades, apontando-nos o caminho da graça”, disse dom Antônio Carlos.

Conferências e grupos de trabalho

A Assembleia Pastoral Regional será retomada nesta quarta-feira (28), às 7h com a celebração da Santa Missa, na capela de Santo Antônio, localizada no complexo do Convento Ipuarana. A liturgia será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Fernando Saburido, e concelebrada pelo arcebispo de Natal (RN), dom Jaime Vieira Rocha; o bispo de Mossoró (RN), dom Mariano Manzana; e pelo bispo de Afogados da Ingazeira (PE), dom Egídio Bisol.




Após o café da manhã e o momento de animação, será realizada a primeira conferência do encontro deste ano: “Os cenários de fragilidade na sociedade brasileira”. A palestra será conduzida pelo padre Geraldo Luiz De Mori. O sacerdote é membro da Equipe de Análise de Conjuntura Eclesial da CNBB e integrante da Comissão Teológica do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

A segunda conferência tratará sobres os “Horizontes de fragilidade eclesial à luz da escuta sinodal”, logo depois do intervalo da manhã. Em seguida, haverá um momento de debate entre os participantes.

Os participantes iniciarão o turno da tarde, às 14h30, recitando a oração da Hora Média. Logo depois, às 15h, o padre Geraldo Luiz De Mori retorna para apresentar a conferência “Habitar a fragilidade como lugar teológico e pastoral”.

Após o intervalo, os participantes se dividirão em grupos de trabalho para dar início a construção da Síntese. No início da noite, será rezada a Oração de vésperas e, por fim, realizado o jantar festivo.

Fonte- CNBBNE2

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias...