Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24,32-33)

Neste mês de dezembro, irmãos e irmãs, celebramos dois grandes momentos em nossa Diocese. Temos a alegria de vivenciarmos o tempo do Advento, como preparação para o Natal do Senhor, celebrando a Festa de nossa padroeira, Santa Luzia. O testemunho dos Santos nos ajuda a compreender o Mistério do Verbo encarnado, o caminho do discipulado e a missão confiada à Igreja. Sem prejuízo da espiritualidade litúrgica do Advento, fazer memória das virtudes da Virgem de Siracusa fomenta em nosso coração uma alegria crescente pela proximidade do Natal. Somos exortados pela vida virtuosa de Santa Luzia, que cresceu na vivência dos conselhos evangélicos manifestados pela esponsalidade a Cristo, caridade com os pobres e a obediência radicalizada no martírio. Na firme esperança, com “os corações ardentes e pés a caminho”, caminhamos como Igreja peregrina rumo ao Natal do Menino Jesus, que realiza a presença de Deus no meio de nós.

Guiados pelo Dom do Espírito Santo e encorajados pelo testemunho de Santa Luzia, durante o tempo litúrgico do Advento, crescemos e nos fortalecemos como Povo de Deus, na certeza de que Deus não nos abandonou à própria sorte. Veio ao nosso encontro para guiar-nos no caminho da paz e da salvação por meio do seu Filho unigênito, verbo encarnado. Abre-se com o Natal do Senhor um tempo novo de renovação das forças e da esperança. “Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação” ( Is 52,7). O profeta Isaías nos ajuda a compreender o significado da promessa de Deus para o seu povo e toda a humanidade. Nesse mesmo sentido, entoamos o Salmo da Liturgia do dia do Natal: “O Senhor fez conhecer a salvação e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel” (Sl 97,2). E ainda, o Evangelho de João, no seu prólogo, afirma: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade” (Jo 1, 14). O Deus conosco realiza a obra de Salvação nos comprometendo como filhos no filho unigênito, por meio da transformação da realidade deste mundo, em vista dos bens prometidos, do Reino de vida, justiça e paz que a missão de Cristo colocou em vigor.

Gostaria de convocar toda a Igreja Diocesana para celebrarmos juntos um grande louvor a Deus por sua Graça manifestada na vida de Santa Luzia e, por meio dela, por todos nós que meditamos a atualidade de suas virtudes e fidelidade a Cristo. E, estimulados também pelo testemunho de nossa padroeira, caminharmos firmes como Igreja peregrina rumo ao Natal do Senhor.

Que não sejamos surpreendidos pela celebração do Natal, mas o celebremos com toda a alegria e dignidade devidas, renovando em nossa vida a fé, a esperança e a caridade. Corações ardentes, pés a caminho.

Dom Mariano Manzana