ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tudo sobre Nossa Senhora de Guadalupe

 



Ela é Padroeira e Mãe da América Latina, e tem uma das mais belas histórias de aparição da imagem de Maria para a humanidade.

Nossa Senhora de Guadalupe ou, Virgem de Guadalupe é de origem mexicana, porém com milhares de devotos no Brasil e no mundo todo. A seguir, conheça com um pouco mais de profundidade os relatos sobre sua devoção. Continue a leitura e confira!

O começo de uma devoção

Na língua asteca, Guadalupe significa Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra. Nossa Senhora de Guadalupe acabou com com uma idolatria que mudou a vida do povo asteca. Eles adoravam uma monstruosa deusa, a quem eram oferecidas vidas humanas em holocausto. Após as aparições da Santa, muitos deles abandonaram a idolatria pagã e abraçaram a fé católica.

As aparições de Nossa Senhora de Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe fez sua primeira aparição para o indígena Juan Diego no ano de 1531, no México, quando ele seguia para uma de suas aulas de catequese.

Na ocasião, Maria pediu ao índio que fosse erguido um santuário em honra a Deus. Juan Diego deveria revelar sua mensagem ao bispo local de que ela iria acabar com a serpente de pedra, e que o povo do México iria parar com os holocaustos e se converter a Jesus Cristo. Além disso, deveria ser construída uma Igreja no local das aparições.

Ao saber do fato, o bispo pediu a Juan Diego um sinal de Nossa Senhora para provar que a história era verdadeira. Quando Juan Diego voltou para o campo, Nossa Senhora de Guadalupe apareceu novamente para ele.

Sorrindo, ela pediu que ele subisse ao monte e enchesse seu poncho com flores. Era inverno. A neve recobria os campos. Naquela época, não nasciam flores naquela região do México. Juan Diego sabia disso. Porém, mesmo assim a obedeceu. Chegando ao alto do monte em meio à neve, ele achou uma grande quantidade de flores cheias de grande beleza. Apanhou muitas delas, encheu seu poncho e levou até o bispo.

Com dificuldade, Juan Diego foi recebido pelo Bispo. Ao abrir o poncho, as flores caíram no chão. E, para espanto de todos os que estavam na sala, no poncho do índio estava estampada a bela imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, como ele antes havia descrito ao bispo. O fato causou grande comoção em todo o povo mexicano.

A terceira aparição de Nossa Senhora de Guadalupe ocorreu quando Juan Diego corria para socorrer um tio seu que se encontrava gravemente enfermo e com poucas esperanças. Eis que, então, Maria apareceu e disse:

Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua “tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita…”

Juan Diego constatou a confirmação do milagre ao visitar seu tio.  Ele estava sadio e disse: “Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de ‘Santa Maria de Guadalupe’, embora não tenha explicado o porquê”.

A construção de um santuário

Logo, foi construída uma grande igreja no local indicado por Nossa Senhora, onde o poncho de Juan Diego com a imagem dela foi levado para ser venerado. E, foi assim que a Igreja de Guadalupe tornou-se o grande Santuário do México. A partir daí, a devoção a Nossa Senhora de Guadalupe foi se estendendo para toda a América Latina.

Coroações do Vaticano

No ano de 1875, o Papa Leão XIII foi o primeiro a coroar a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe no Santuário. Muitos anos depois, em 1945, Papa Pio XII a declarou Padroeira da América Latina.

Durante viagem apostólica ao México, no dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou-a Mãe Santíssima toda a América Latina.

Um dia para celebração de Guadalupe

12 de dezembro foi o dia instituído pela Igreja Católica para celebração de Nossa Senhora de Guadalupe. Comemorada em vários lugares do mundo, principalmente na América Latina, a data no México tem um significado muito parecido com 12 de outubro no Brasil e a festa de Nossa Senhora Aparecida. 

São inúmeras peregrinações e visitas à basílica onde se encontra a imagem de Guadalupe. Por lá, seus devotos deixam flores, acendem velas, fazem pedidos, agradecimentos, orações e pagamento de promessas.

Curiosidades sobre o poncho

Estudos realizados sobre o poncho do índio Juan Diego revelam que a imagem não foi feita por materiais existentes na natureza e nem fabricados pelo homem. Richard Kuhn, detentor de um prêmio Nobel de química, descobriu que nela não há presença de corantes e, que continuam com forte brilho mesmo séculos depois. O pano do poncho não dura mais do que 20 anos e começa a se desfazer, o que, curiosamente não acontece com o poncho do milagre, que continua inteiro há quase 500 anos.

Outro fato que chama a atenção é que nos olhos de Maria, dentro da íris e da pupila, vê-se a cena em que Juan Diego abre o poncho na sala do bispo, com todas as pessoas presentes na sala, sendo que o olho da imagem reflete a luz como o olho humano.

Em janeiro de 2001, o engenheiro peruano José Aste Tonsmman revelou o resultado de uma pesquisa de 20 anos, com a ajuda da NASA. Os olhos da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, ampliados 2.500 vezes, mostram 13 pessoas no ambiente, entre elas crianças e mulheres, o bispo e o próprio índio Juan Diego, no momento da entrega do poncho. Incrível, não é?

Oração a Nossa Senhora de Guadalupe

“Perfeita, sempre Virgem Santa Maria, Mãe do Verdadeiro Deus, por quem se vive. Tu que na verdade és nossa Mãe Compassiva, te buscamos e te clamamos. Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas. Cura nossas penas, nossas misérias e dores. Tu que és nossa doce e amorosa Mãe, acolhe-nos no aconchego do teu manto, no carinho de teus braços. Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração. Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho, para que Nele e com Ele encontremos nossa salvação e a salvação do mundo. Santíssima Virgem Maria de Guadalupe, faz-nos mensageiros teus, mensageiros da Palavra e da vontade de Deus. Amém”.

Fonte- Internet