O Abrigo Amantino Câmara precisa de nós

“Em cada coração de nossa cidade e região, o abrigo Amantino Câmara sempre acha um lugarzinho especial”. A fala do bispo Dom Mariano Manzana anuncia que o Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade 2023, em nível de Diocese, será destinado para ajudar na manutenção dessa importante instituição, que sofre com as despesas do dia a dia para se manter atuante.

Mas só o Gesto Concreto, que corresponde a 50% do valor arrecadado durante a coleta do Domingo de Ramos, não é suficiente para a manutenção do Instituto Amantino Câmara. Uma verdadeira força-tarefa, com várias frentes, foi pensada para que todos possam colaborar com o abrigo.

Nesse sentido, o bispo Dom Mariano e o vigário geral da Diocese de Mossoró, Padre Flávio Augusto, têm conduzido várias reuniões, envolvendo os sacerdotes, as pastorais e comunidades, depois instituições, e a própria sociedade, detalhando como a campanha será desenvolvida.

Além do Gesto Concreto, será realizado o sorteio de uma moto Honda Pop, doada por um empresário local. Os bilhetes, ao valor de R$ 10, já começam a ser vendidos a partir desta segunda-feira (27), no Abrigo, Catedral de Santa Luzia, paróquias de Mossoró e região.

Os recursos arrecadados com o sorteio, que acontece no dia 9 de abril, Domingo de Ramos, às 11h, na Santa Missa celebrada na Catedral de Santa Luzia, serão destinados para aquisição dos equipamentos da sala de fisioterapia do Amantino e reforma da enfermaria.

Outra atividade pensada diz respeito à declaração do Imposto de Renda. O contribuinte, no ato da declaração, pode destinar 3% do valor a receber ou pagar para o Fundo Municipal do Idoso de Mossoró, sendo o Amantino Câmara a única instituição voltada para idosos apta a receber recursos desse fundo.

“É um projeto inovador essa frente que a Diocese está criando para trazer ajuda para o Amantino Câmara. Manter os idosos hoje não tem sido nada fácil, mesmo com o percentual de 70% que o abrigo recebe dos benefícios dos institucionalizados, enfrentamos dificuldades”, explica Ênia Maria, diretora do Amantino Câmara, acrescentando:

“Prestamos uma assistência de qualidade, oferecendo cuidados de enfermagem, com toda a higiene, profissionais capacitados, então só com essa frente é que as dificuldades serão amenizadas”.

O Amantino em número

Necessidade diária de fraldas geriátricas: 160 unidades

Valor mensal utilizado para compra de medicamentos: R$ 8 mil em média

Idosos institucionalizados: 62

Capacidade total: 65

Instituto Amantino Câmara

Há mais de 70 anos, Mossoró e região contam com os serviços do Instituto Amantino Câmara. O abrigo, que tem capacidade para acolher 70 idosos, foi fundado em 8 de julho de 1946, pelo primeiro bispo da Diocese de Mossoró, Dom Jaime de Barros Câmara.  Segundo o livro “Memorial do Seminário de Mossoró/RN”, do professor Josafá Inácio da Costa, os primeiros passos foram dados com os seus próprios recursos, provenientes de uma herança recebida do seu irmão Amantino Câmara. Daí o nome dado ao abrigo, que é uma das primeiras instituições de assistência social criadas em Mossoró. Ele influenciou, sem dúvida, tantas outras obras assistenciais que vieram surgindo com a marcha do tempo e a iniciativa dos poderes públicos ou de instituições particulares.

Inicialmente, o instituto foi administrado por freiras da Congregação Filhas do Amor Divino, aproximadamente até o ano de 1986. A partir de então, a administração do abrigo passou a ser escolhida pelo bispo da Diocese. O senhor Tarcísio Falcão e a senhora Francisca Fernandes Barreto, mais conhecida como Chica Boa, foram os antecessores da atual administradora do instituto, Ênia Morais. A direção do abrigo é composta ainda pelo diretor geral, que é o Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, e pelo seu presidente, Evans Carlos Fernandes de Araújo, além de conselheiros e secretários.

Atualmente, o Instituto Amantino Câmara acolhe 65 idosos e conta com o trabalho de 38 funcionários contratados, entre técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos e servidores de apoio à lavanderia e ao refeitório.

O abrigo está localizado na Rua Venceslau Braz, no bairro São José, em Mossoró, e está aberto para visitação diariamente, no período da tarde. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone  84- 3321-4653.