Santa Missa e simpósio marcam os 30 anos do martírio da Bem-Aventurada Lindalva em Salvador-BA

Para celebrar os 30 anos do martírio da Bem-Aventurada Lindalva, ocorrido em Salvador no dia 9 de abril de 1993, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia e a Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo prepararam uma programação especial, que será realizada em 15 de abril. Nesta data, às 9h, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador (Praça Quinze de Novembro, s/n, Terreiro de Jesus).

Já às 13h terá início o Simpósio sobre a vida da Bem-Aventurada Lindalva, no Auditório Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, localizado na Cúria Metropolitana (Avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia).  Nosso bispo Dom Mariano e uma comitiva da Paróquia Beata Lindalva e São Cristovão (Assu) estarão presentes.

Você sabe quem é a Bem-Aventurada Lindalva?

Assassinada no dia 9 de abril de 1993, no Abrigo Dom Pedro II, em Salvador, a Irmã Lindalva, como era conhecida, pertencia à Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, e vivenciava a vocação cuidando dos idosos. Na manhã daquela Sexta-feira da Paixão, quando chegou ao refeitório para servir o café aos internos, após percorrer os passos da Via Sacra, a religiosa recebeu 44 facadas que foram desferidas por Augusto da Silva Peixoto, também interno do abrigo. O motivo do crime: Augusto estava apaixonado pela Irmã e não foi correspondido.

Entre os sinais que chamaram a atenção de quem acompanhou de perto o martírio da Irmã Lindalva está o número das perfurações, que coincide com a soma dos 39 açoites e das cinco chagas no corpo de Cristo, num total de 44. O assassino estava com 46 anos e, pelas regras, não poderia ter sido acolhido no local, que era voltado para idosos a partir dos 66 anos. À época, mantido pela Prefeitura de Salvador, o abrigo havia recebido Augusto a partir de um pedido político e logo o novo interno começou a assediar a religiosa, que se negou a aceitar as provocações.

Após o assassinato da Irmã, o processo de beatificação foi iniciado em 17 de janeiro de 2000, sendo concluído em 3 de março de 2001. Por ser considerada mártir, a comprovação de milagres para ser beatificada não foi necessária, acontecendo em 2 de dezembro de 2007, no Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador. Contudo, para que a Irmã Lindalva seja canonizada, a exemplo da Santa Dulce dos Pobres, é preciso a comprovação de um milagre atribuído à religiosa, que já é intercessora de todas as pessoas, de modo especial das mulheres que ainda hoje sofrem agressões, uma vez que ela também foi vítima deste tipo de violência.

Fonte- Arquidiocese de Salvador