Ano Vocacional do Brasil inspirou mensagem do Papa Francisco para o 60° Dia Mundial de Oração pelas vocações

“Vocação: graça e missão”. Não é novidade o tema do 3º Ano Vocacional do Brasil iniciado em 20 de novembro de 2022 e que segue até 26 de novembro deste ano. A novidade é que a Igreja no Brasil ganhou um presente durante o mês de abril: a mensagem do Papa Francisco para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado neste domingo (30), que levou a mesma temática: “Vocação: graça e missão”.

No texto, o Pontífice também faz referência ao lema do Ano Vocacional do Brasil: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33), baseado na narrativa dos Discípulos de Emaús no seu encontro com o Ressuscitado. O Papa Francisco convida toda a Igreja e, sobretudo, os jovens, a olhar o chamado do Senhor enquanto graça e missão, bem como um dom e uma tarefa.

“Neste sentido, a Igreja é uma sinfonia vocacional, com todas as vocações unidas e distintas em harmonia e juntas ’em saída’ para irradiar no mundo a vida nova do Reino de Deus”, salienta.

Mas a escolha do tema não é uma feliz coincidência. É, antes de tudo, um movimento de sinodalidade, nos passos que a Igreja dá num processo de comunhão e participação, que leva à missão. O bispo diocesano de Novo Hamburgo (RS), dom João Francisco Salm, que até a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) presidiu a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC) da conferência episcopal brasileira, recorda que a sugestão foi dada pela equipe central do Ano Vocacional do Brasil e levada a Roma por ele, na ocasião da visita Ad Limina, em maio de 2022.

“Ele me disse: faça um rascunho e mande para mim, que vou refletir a partir dele. Foi o que fizemos e está, agora, em nossas mãos, esta bela mensagem. Isso nos dá uma grande alegria, porque nos confirma na nossa reflexão e no trabalho do Ano Vocacional”, explica.

Dom Salm declara ainda que a mensagem do Papa Francisco no 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, iniciado pelo Papa São Paulo VI, coroa este jubileu de diamantes, de 60 anos, da celebração da data sempre vivida no IV Domingo do Tempo Pascal, chamado “Domingo do Bom Pastor”. “Estas palavras do Santo Padre também são um estímulo, para que nestas alturas do Ano Vocacional, nós retomemos todas as forças e façamos tudo o que estiver ao nosso alcance, para que este tempo seja, de fato, uma oportunidade que gere muitos frutos para a Igreja no Brasil”, pontua.

O bispo de Novo Hamburgo, que presidiu a CMOVC de 2019 a 2023, também pontua a importância do Ano Vocacional para a missão da Pastoral Vocacional. “O trabalho da animação vocacional deve gerar em nós a consciência de que Deus nos chama e nos envia. Deste trabalho, esperamos que resulte uma consciência sempre maior na vida de todos nós, cristãos católicos. E que desta consciência maior, surjam com mais prontidão, muitos leigos e leigas, que vivam sua vida no mundo, no matrimônio ou como solteiros, com intensidade. Que também se despertem novas vocações para a vida consagrada, tão bonita e tão importante. E muitas vocações para o ministério ordenado, como padres e diáconos da Igreja. Vamos nos empenhar muito, com entusiasmo”, conclui dom Salm.

Fonte- CNBB