Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas. O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.

Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo. De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoita na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo dos zonais do Médio e Alto Oeste da Diocese. A chegada a Mossoró (RN) será no sábado, 17, dia da posse, com uma programação especial.

Acolhida

O novo bispo Dom Francisco de Sales, 56 anos, pernambucano, será acolhido em Mossoró no sábado, dia 17, a partir das 9h, na Paróquia de São João Batista, bairro Doze Anos. Às 16h45, haverá oração de Dom Francisco juntamente com o Clero, bispos convidados, diáconos e seminaristas no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Centro de Mossoró, e, em seguida, procissão para a Catedral de Santa Luzia. “Há expectativa de mais de 20 bispos presentes na cerimônia e 150 padres. Dom Francisco é presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB. Autoridades, convidados, imprensa e fiéis de várias cidades e de Mossoró são aguardados para essa bonita recepção de boas-vindas ao novo pastor”, reforçou Padre Flávio Augusto, pároco da Catedral e  membro do Colégio de Consultores.

Posse e Celebração

A celebração da missa e posse canônica começarão às 17h, iniciadas pelo arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom João Cardoso, que solicitará a leitura, pelo Colégio de Consultores, da bula (documento) do Papa Francisco, nomeando Dom Francisco de Sales como bispo da Diocese de Mossoró. Em seguida, Dom João entregará o báculo (cajado) a Dom Francisco como gesto de comunhão eclesial e de passagem do governo diocesano. Outros momentos significativos, durante a missa: Dom Francisco entrará na Catedral para um momento de Adoração ao Santíssimo e depois aos pés da imagem de Santa Luzia pedindo a sua intercessão. Marcante também será a ocasião em que todos os padres, diáconos e representantes de leigos e religiosos irão até o novo bispo para cumprimentá-lo desejando um frutuoso pastoreio.

Dentro do cerimonial, os cumprimentos do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, da governadora Fátima Bezerra e de um representante do Clero da Diocese. Na sequência, a Santa Missa com sua liturgia própria.

Caravanas

Em várias paróquias, os fiéis estão organizando caravanas para participar da posse canônica. Da Diocese de Cajazeiras (PB), da qual Dom Francisco de Sales foi bispo nos últimos sete anos, virá também uma caravana.