Pular para o conteúdo principal

Aproxima-se o Dia Mundial das Comunicações

 


O 58º Dia Mundial das Comunicações, em 12 de maio, se aproxima e várias ações estão sendo realizadas na Igreja no Brasil. Neste ano, o tema “Inteligência artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana” anima as reflexões, conforme a mensagem do Papa Francisco para a data.

Nesse contexto, no último sábado, dia 4 de maio, no Cineteatro Afipe, em Trindade, aconteceu a 2ª edição do Muticom, Mutirão de Comunicação da Arquidiocese de Goiânia. O evento contou com a participação de agentes da Pastoral da Comunicação, jornalistas, estudantes e pessoas envolvidas com a comunicação.

Primeira conferência tratou da Inteligência Artificial e os seus impactos na comunicação

O tema do Muticom está em consonância com a mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O encontro iniciou com um momento de oração conduzido pelos seminaristas da arquidiocese de Goiânia. E, logo após, o arcebispo dom João Justino e primeiro vice-presidente da CNBB fez a abertura do evento. 

Na primeira conferência do dia, o professor da PUC-Rio, Marcelo Alves, tratou sobre a Inteligência Artificial e os seus impactos na comunicação. O doutor em comunicação trouxe uma explanação sobre o que é realmente a IA. Ele explicou que, apesar do nome, ela não é inteligente, pois não possui consciência, e também não é artificial, pois ultrapassa a esfera dos algoritmos. 

O padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da CNBB, refletiu com os participantes a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, “Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração: para uma comunicação plenamente humana”. O padre, que também é doutor em comunicação, falou sobre a contribuição da IA para os comunicadores, no auxílio com a revisão de textos. Ele também explicou sobre os riscos do seu mau uso.

Após o almoço aconteceu a terceira conferência. O designer e artista católico, Lucas Coelho, falou sobre as “Novas tecnologias e a influência da Inteligência Artificial nas Artes gráficas”.

O designer esclareceu que a IA é uma ferramenta e que deve ser usada com cuidado, principalmente na criação de conteúdo para a Igreja. Ele trouxe vários exemplos de imagens criadas com a Inteligência Artificial que apresentavam erros em sua iconografia, e que devem ser observados pelo artista. Em sua apresentação, o designer também explicou a diferença entre Arte Sacra e Arte Religiosa.

 Em seguida, por meio de vídeo, Heloisy Rodrigues, primeira mulher formada em Inteligência Artificial no Brasil, deixou um recado aos participantes. Ela falou que não devemos temer a IA, pois ela irá fazer os trabalhos repetitivos, e que nós continuaremos com a parte da criatividade.  

Para encerrar as discussões sobre a Comunicação e a Inteligência Artificial, o irmão Diego Joaquim, jornalista e diretor da Rádio Difusora FM, conduziu uma mesa redonda com a participação do arcebispo dom João Justino, a gestora de marketing da REDEVIDA de Televisão, Ana Paula Provazi, o diretor executivo da TV Pai Eterno, padre Jadeilson Santos, a professora dos cursos de Jornalismo da PUC-Goiás, Gabriella Luccianni, e o designer e artista católico, Lucas Coelho.

Mesa redonda com a participação do arcebispo dom João Justino

Ao finalizar o encontro, dom João ressaltou a importância de se organizar e incentivar a missão da Pastoral da Comunicação em toda a arquidiocese, sendo o fortalecimento das mesmas um projeto para este ano. Depois os participantes foram convidados a participar da Santa Missa, presidida pelo arcebispo, na obra do novo Santuário do Divino Pai Eterno. 

 

 

FONTE- CNBB E ARQUIDIOCESE DE GOIANIA

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...