A Diocese de Santa Luzia de Mossoró, por meio do Vicariato para Educação e Cultura, une forças com instituições em prol da criação de um Comitê Estratégico de Educação Ambiental para o Oeste Potiguar
A iniciativa nasce da escuta atenta aos apelos da Igreja no Brasil que este ano na Campanha da Fraternidade reforça o compromisso e cuidado com o meio ambiente. No magistério do Papa Francisco, este tema ocupa lugar central, propagando nos documentos eclesiais e em suas catequeses a urgência do cuidado com a Casa Comum.
A primeira reunião oficial para criação do comitê acontecerá no próximo dia 14 de abril, às 9h30, na Cúria Diocesana de Mossoró. Este encontro marcará o início de uma caminhada conjunta para refletir, planejar e implementar ações concretas em favor do meio ambiente, inspiradas nos princípios da Encíclica Laudato Si’, na qual o Papa Francisco afirma: Tudo está relacionado, e todos nós, seres humanos, caminhamos juntos como irmãos e irmãs numa peregrinação maravilhosa, entrelaçados pelo amor que Deus tem a cada uma das suas criaturas e que nos une também, com terna afeição, ao irmão sol, à irmã lua, ao irmão rio e à mãe terra. (Laudato Si’, 92).
O comitê tem por objetivo o fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação ambiental, com o propósito de envolver escolas, universidades, comunidades, movimentos sociais e religiosos na missão de construir uma cultura educacional de zelo pela biodiversidade. “É muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas ações diárias, e é maravilhoso que a educação seja capaz de motivar para elas até dar forma a um estilo de vida” (Laudato Si’, 211), assim enfatiza o Papa.
Neste tempo em que a “criação geme em dores de parto” (Rm 8,20-22), provocado pelos efeitos das mudanças climáticas e da degradação ambiental, faz necessário uma união de forças num empenho comum para mudança dessa realidade. É hora de plantar esperança, renovar compromissos e construir um futuro no qual a Casa Comum seja um espaço de vida, dignidade e cuidados com todos.
Estarão presentes neste momento inicial de constituição do comitê:
- Bispo Diocesano;
- Vigários Gerais da Diocese;
- Vigário Episcopal para Educação e Cultura da Diocese de Mossoró;
- Instituições de Ensino;
- Representantes dos poderes públicos e privados;
- Representantes da Sociedade Civil.
Que esta iniciativa resplandeça como um sinal profético e concreto do Evangelho da vida, da justiça e da paz no chão do Oeste Potiguar.