Bento XVI encontra-se com padres durante vigília no Vaticano

Bento XVI encontra-se com padres de todo o mundo durante uma vigília de oração por ocasião do Encontro Internacional de Sacerdotes, na Praça de São Pedro, às 20h30min (em Roma - 15h30min em Brasília). A vigília terá dois momentos. O primeiro será direcionado pela Congregação para o Clero e alterna momentos de testemunho, contribuições em vídeo e links.Às 21h30min (em Roma - 16h30min em Brasília), o Santo Padre entra na Praça de São Pedro a bordo do papamóvel. Então, após o discurso de acolhida do Cardeal Cláudio Hummes e a proclamação do Evangelho, o Papa responde às perguntas colocadas por sacerdotes de diversos continentes.Depois do canto do Pater Noster (Pai Nosso), acontece o ingresso solene da Eucaristia, em procissão, a partir da porta de bronze. Após um breve momento de silêncio e oração pessoal, o Papa reza a oração do Ano Sacerdotal e concede a bênção eucarística.

Programação
A programação oficial das celebrações conclusivas do Ano Sacerdotal começou na quarta-feira, 9, com uma meditação do Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.Paralelamente, o Movimento dos Focolares, a Renovação Carismática Católica (RCC) e o Movimento de Schoenstatt também disponibilizam atividades para os sacerdotes. O encontro Sacerdoti Oggi, homens de Deus - irmão entre os irmãos - profetas de um mundo novo aconteceu na Sala Paulo VI, no Vaticano, na quarta-feira, 9, reunindo padres de 70 nações dos cinco continentes. Já no dia 8, a RCC promoveu um dia de retiro para os sacerdotes, na Basílica de São João de Latrão, com o tema O dom do sacerdócio.
Em abril, o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, escreveu uma Carta por ocasião da conclusão do Ano Sacerdotal, na qual lembrava:
"Daqui a dois meses chegaremos ao encerramento do Ano Sacerdotal. O Papa, caros sacerdotes, convida-vos de coração a vir de todo o mundo a Roma para este encerramento nos dias 9, 10 e 11 de junho próximo. De todos os países do mundo. [...] Então, não recuseis o convite premuroso e cordial do Santo Padre. Vinde e Deus vos abençoará. O Papa quer confirmar os presbíteros da Igreja. A vossa presença numerosa na Praça de São Pedro constituirá também uma forma propositiva e responsável de os presbíteros se apresentarem, prontos e não intimidados, para o serviço à humanidade, que lhes foi confiado por Jesus Cristo. A vossa visibilidade na praça, diante do mundo hodierno, será uma proclamação do vosso envio não para condenar o mundo, mas para salvá-lo (cfr. Jo 3, 17 e 12, 47). Em tal contexto, também o grande número terá um significado especial".
* Os padres Talvacy Chaves (mestrado em Roma), Valdeci Donato (Paróquia de São Miguel) e Jaime ( Paróquia de São Miguel) estão presentes no encontro com o Papa.