Fundadora da Congreção das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição foi beatificada em Portugal
Este ano é especial para a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, mantenedora do Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM), em Mossoró. Sobretudo pela beatificação da fundadora da irmandade, irmã Maria Clara do Menino Jesus, ocorrido dia 21, em Lisboa, Portugal, país onde nasceu, em 1843.
A cerimônia de beatificação foi prestigiada por membros da congregação de vários continentes, inclusive do Brasil, de onde viajaram 41 irmãs, entre as quais a irmã Maria Zelândia da Silva, de Mossoró, que participou da elevação da irmã Maria Clara ao estado de beatitude, o qual lhe confere a graça de interceder por aqueles que lhe recorrem em oração.
A irmã Nerialba Brasil, também da congregação em Mossoró, considera a beatificação um acontecimento ímpar para a irmandade, um fato marcante para as comemorações do centenário da chegada das irmãs ao Brasil, em 1911, e do Colégio Sagrado Coração de Maria, que começará dia 2 de agosto deste ano e que culminará em 2012, ano do centenário.
"Ao longo desses cem anos de caminhada, temos procurado fazer o bem onde é feito o bem, além da ocupação educacional, engajadas com a Igreja local, dando apoio ao trabalho da diocese, da paróquia, cedendo nossos espaços para atividades, apoiando a presença do clero e da pastoral na vida evangelizadora da diocese", diz irmã Nerialba.
Ao longo desta semana, segundo ela, há programação no Colégio Sagrado Coração de Maria em todas as turmas, envolvendo professores e alunos sobre a necessidade esclarecedora de conhecer a obra da irmã Maria Clara do Menino Jesus e de interação com o grande acontecimento, que é a beatificação. O CSCM tem mais de dois mil alunos.
FAZER O BEM
A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição foi fundada em Lisboa, Portugal, em 3 de maio de 1871 pela Madre Maria Clara do Menino Jesus e pelo Padre Raimundo dos Anjos Beirão, originalmente com o nome Irmãs Franciscanas Hospitaleiras Portuguesas, e existe nos quatro continentes, com exceção da Oceania.
Ocupa-se com boas ações nas áreas de saúde, hospitais, abrigos de idosos, creches, escolas, enfim, variedade de obras em benefício à sociedade. Em Mossoró, a ação mais marcante e tradicional é a educação, através do Colégio Sagrado Coração de Maria, que ao longo das últimas décadas tem prestado relevantes serviços à educação do RN.
Fonte: O Mossoroense