Pular para o conteúdo principal

Muticom debate “Linguagem de Comunicação” e “Comunicação no Jornalismo


No painel da manhã deste quarto dia do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), o conferencista Joel Birman, professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou sobre “Psicanálise, linguagem e comunicação”.

Para Joel o ser humano é um animal simbólico. “Somos marcados pela fala e pela linguagem, por isso somos fadados e destinados à comunicação”, explicou.
Uma das teorias de como o ser humano se comunica defendida pelo professor Joel aponta três fatores que tornam a pessoa humana um ser comunicativo. “Pela comunicação, linguagem e simbolismo, podemos construir a vida no sentido biológico. A vida humana não teria condições de se manter e se desenvolver sem que nós não nos inscrevamos na simbolicidade”.
Joel também falou sobre as teses que formam as relações de comunicação dos seres humanos. “Qualquer palavra, antes de significar por ela própria alguma coisa, significa algo para alguém”, filosofou Joel Birman.
O professor do Instituto de Psicologia da UFRJ fez uma relação do choro da criança como primeiro contato comunicacional dos seres humanos. “A fala é uma senha de reconhecimento, a comunicação é o reconhecimento da condição de sujeito. E o choro da criança é o primeiro contato com o mundo que temos na nossa vida”.

Meio ambiente e Saúde Pública

O jornalista da Globo News e professor da PUC-Rio, André Trigueiro, falou sobre a temática: “Jornalismo e Comunicação”. Trigueiro alertou que a palavra de ordem de sua palestra seria “senso de urgência na defesa da vida”.
O jornalista levantou um uma questão que ele chama de Ecocídio, ou seja, a escolha da civilização pela destruição dos ecossistemas. “Nós estamos exaurindo as condições de vida na terra. E o papel do jornalista é denunciar essa destruição e apontar as melhores formas de evitar essa catástrofe que surge”, disse.
Trigueiro citou a arqueologia para fazer um paralelo entre civilizações antigas já extintas, com a moderna, e a destruição da natureza. “O avanço desmedido das civilizações écomparável a civilizações extintas, como os Maias e os Vikings, e os arqueólogos modernos denunciam essa destruição do planeta”. Segundo o jornalista, as comunidades Maias, Vikings desapareceram por conta da destruição dos meios de sobrevivência dos humanos.
“O jornalismo moderno são como duas asas. Uma diz o que está errado e a outra que mostra as boas práticas para evitar o erro. Não podemos fazer da natureza um lixão. O Brasil tem sido mais bem informado graças à Campanha da Fraternidade, que neste ano cita a natureza e sua condição de degradação”, disse Trigueiro, citando a CF 2011.
Segundo o conferencista, hoje o problema não é acesso à comunicação, mas a qualificação desse acesso. “Ética em favor da vida”, pede o jornalista. “Não há mais importante do que a vida”, acrescentou.
Trigueiro também abordou uma problemática que, segundo informou, é uma questão de saúde pública. Trata-se do alto número de suicídios no mundo. Citando dados da Organização Mundial da Saúde, ele recordou que há 1 milhão de suicídios por ano no mundo. “Os dados aumentam entre jovens da faixa dos 20 anos de idade. Devemos fazer um trabalho de prevenção do suicídio, então devemos sim noticiar os casos de suicídio, mas com o cuidado”.
Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos suicídios são evitáveis. “Em relação a esse assunto, qual é a função da mídia e da comunicação no século XXI?”, questiona o professor.

Fonte: CNBB

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d