Vocação: Dom de Deus a Serviço do Reino

Neste mês de agosto a Igreja celebra tradicionalmente o mês das vocações. No grande jardim que é a Igreja, as vocações surgem como uma diversidade de flores que exalam o perfume de Cristo para o mundo. Vocação é um dom de Deus. Na Igreja e com a Igreja nos percebemos chamados para uma missão específica no mundo em função da edificação do reino de Deus, que se desenvolve pelo processo de santificação do gênero humano e transformação da sociedade.
Neste mês, cada semana é dedicada a uma vocação específica. Na primeira semana celebramos o Dia do Padre, transferido para o primeiro domingo, mas celebrado originalmente no dia 04 em função da memória de São João Maria Vianney, o chamado Cura D`Ars, que por ocasião da comemoração de seu 150º ano de falecimento foi proclamado padroeiro dos sacerdotes pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI.
Na segunda semana celebramos a família com ênfase no Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo. É uma oportunidade de refletir sempre a importância das referências de paternidade e maternidade para a estruturação da instituição familiar e a missão desta no mundo.
Na terceira semana lembramos de todos os irmãos e irmãs que se consagraram a Deus por meio do celibato num carisma específico. Chamamos popularmente de freiras, irmãs ou irmãos celibatários que, vivendo numa comunidade religiosa ou institutos de vida consagrada, se dedicam à evangelização.
Na última semana nós lembramos da missão dos fiéis que realizam a missão cristã nas atividades próprias da vida secular. Inseridos na sociedade, vivem ao modo próprio de suas vidas, nas diversas relações sociais, a missão de anunciar o Evangelho. Chamamos popularmente, e de maneira imprópria, de leigos estes nossos irmãos e irmãs que participam da tríplice missão de Jesus: sacerdote, profeta e rei, por meio do chamado sacerdócio comum dos fiéis, exercem vários ministérios na Igreja e se dedicam a transformar a sociedade no âmbito em que se encontram. Tomamos assim, no último domingo, o ministério de catequista como símbolo da missão do cristão no mundo. Celebramos o Dia do Catequista para lembrar da missão do leigo na Igreja e na sociedade.
Neste mês somos convidados a encontrar ou reencontrar o nosso lugar espiritual na Igreja e na sociedade, sabendo que Deus confia a cada um, segundo o seu desígnio salvífico, uma vocação específica que se desenvolve e se realiza por meio da missão fundamental de anunciar a Boa Nova de Jesus a todos os povos.

Pe Ricardo Rubens

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui