Tema: A Vontade de Deus
Mossoró vivencia a Festa de Santa Teresinha – padroeira das Vocações, a partir do dia 21 e até 1º de outubro. A programação religiosa inclui novenas, missas, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A festa religiosa e social acontece nas dependências do Seminário Santa Teresinha, na Praça da Caixa D´água, bairro Santo Antonio.
O tema a ser refletido durante as festividades será "Eis me aqui, Senhor, para fazer a tua vontade!" Segundo o reitor do seminário, padre Francisco Crisanto, o tema Vontade de Deus vem sendo trabalhado na caminhada formativa do próprio seminário. “As pessoas que participam dos festejos, além de celebrar a Palavra de Deus, têm a oportunidade de conhecer mais de perto o seminário com seu trabalho incansável de formação de jovens para o sacerdócio”, reforça o reitor. Ele lembra que a abertura da festa acontece na próxima quarta-feira , às 19:30 horas, com missa presidida por padre Sátiro Cavalcanti, na Capela de Santa Teresinha, em frente à praça dos hospitais, e em seguida procissão conduzindo a imagem à sede do seminário, onde acontecerá a programação durante os dias da festa. Vale lembrar que todos os dias haverá missa às 6 horas, na Capela de Santa Teresinha, na praça dos hospitais.
PROGRAMAÇÃO
21/09 - 19:30h - Missa de abertura na Capela de Santa Teresinha, em frente à praça dos hospitais
Novenário - 22 a 30/09 - sempre às 19:30h, nas dependências do Seminário - Praça da Caixa D´água
30/09 - Jantar de confraternização Santa Teresinha
01/10 - 19h - Missa e procissão de encerramento da festa com concentração no Seminário e procissão para a Capela Santa Teresinha, em frente à praça dos hospitais
Conheça Santa Teresinha
Santa Teresinha nasceu em 1873, em Alençon (França), e morreu no ano de 1897. Nasceu em uma família simples e religiosa. Seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa, mas quatro morreram novos, restando somente Maria, Paulina, Leônia e Celina.
Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. A vida da santa se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus. Todos os gestos e sacrifícios ela oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja.
O mais profundo desejo de Teresinha era ter sido missionária. Sempre foi intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus. Deixou ainda seu jeito de viver como exemplo, na autobiografia ‘História de uma alma’.
Morreu de tuberculose, com 24 anos, no dia 30 de outubro de 1897, dizendo suas últimas palavras: "Oh!...amo-O. Deus meu,...amo-Vos!". Após a morte de Teresinha, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação foi em 1923, a canonização em 1925 e a declaração de "Patrona Universal das Missões Católicas" em 1927, atos do Papa Pio XI. Em 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresinha doutora da Igreja.