Pular para o conteúdo principal

Catequista: Discípulo e Missionário de Jesus

“Segui-me e eu vos farei pescadores de homens”. (Mt 4,19) Este trecho do evangelho mateano nos apresenta duas dimensões inseparáveis da vocação cristã: ser discípulo e missionário. O cristão é chamado a seguir o mestre Jesus, colocando-se a seus pés para aprender com ele. E depois sair em missão, pescar homens para o reino.
A catequese tem como ponto de partida a espiritualidade do seguimento. O catequista precisa deixar-se guiar pelo espírito que animou Jesus em sua vida e missão. Isso significa colocar-se no caminho do discipulado-missionário de Jesus.
A convocação ao discipulado pede uma entrega incondicional, na qual não há possibilidade de meio termos. A resposta dos discípulos é imediata, porque o reino é urgente: “Imediatamente, Jesus os chamou. E eles, deixando o pai, Zebedeu, no barco com os empregados, puseram-se a seguir Jesus” (Mc 1,20). Abandonar o pai significa deixar tudo, romper com a vida anterior e suas seguranças para acolher a novidade do chamado que se faz urgente e necessário. É ter os olhos fixos em Jesus. Seguir significa disponibilidade, capacidade de mudança e, o mais importante, pôr-se a caminho com Jesus.
O catequista não pode esquecer que nossa sociedade atual tem necessidade de testemunhas apaixonadas por Jesus Cristo e seus ensinamentos, pois quem faz experiência de seguir com autenticidade transmite com a vida suas experiências de Deus. É preciso acreditar no que anunciamos. E como diz o Documento de Aparecida: “Como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Somos portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras.” (DA 30)
Neste mês em que a Igreja volta sua atenção para todos os missionários, desejo que o seu ministério catequético seja cada vez mais fecundo.

Ir. Juliana, nj
Assessora da Catequese
Diocese de Santa Luzia de Mossoró

Fonte: Jornal A Luz/out/2011

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias...