Pular para o conteúdo principal

Coleta Solidária objetiva arrecadar recursos em apoio a projetos sociais

                                          Ana Clébia, Dom Mariano, Dr Cure e Neuzo Leite

Durante a Campanha da Fraternidade, a Igreja Católica realiza uma ação chamada Coleta da Solidariedade. A iniciativa é realizada sempre no Domingo de Ramos, que neste ano será o dia 1º de abril. Desta vez, a Diocese de Santa Luzia de Mossoró destinará parte das doações à Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).
O bispo diocesano dom Mariano Manzana explica que a Campanha da Fraternidade é um grande movimento e que desde 1964 a Igreja no Brasil colocou a iniciativa em busca de ampliar a fraternidade entre as pessoas.
"Por isso que a cada ano é discutido um assunto para tirar os pontos que entravam na fraternidade. No início eram temas da igreja, depois vieram temas mais sociais e agora grandes problemas em nível nacional, como: violência pública, poluição da água, desmatamento e agora é a vez da fraternidade e saúde pública", revela dom Mariano.
De acordo com o bispo, o objetivo da Campanha é conscientizar desde os problemas que envolvem os macrossistemas de saúde, até a participação de cada um nesse processo de garantia da saúde. "Porque além das questões de gestão pública com financiamentos, é preciso cada pessoa saber seu papel na garantia da saúde pública. Onde atualmente é mais importante prevenir e esses esforços não se restringem aos governos. É aí que entra a participação e ação da Igreja nas macros e pequenas iniciativas", destaca.
Dom Mariano enfatiza que para desempenhar um gesto concreto durante a Campanha da Fraternidade, a Igreja promove a Coleta da Solidariedade, que visa arrecadar recursos destinados aos programas sociais.
"Essa ação ajuda a concretizar e mostrar de forma concreta a importância da participação da sociedade. A coleta é feita em todo o Brasil, que coincide com a Coleta de Domingo de Ramos, início da Semana Santa. Tudo o que é recolhido nas igrejas e capelas é dividido. Metade vai para o Fundo Nacional administrado pela CNBB e outra metade fica na Diocese", explica.
Segundo o bispo, os recursos que ficam sob administração da Diocese são utilizados para concretizar um gesto. "Este ano, vamos entregar o dinheiro arrecadado à Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer, entidade que tem uma iniciativa muito importante, que beneficia milhares de oestanos no momento de combate e prevenção do câncer", afirma dom Mariano.
No ano passado, a Diocese de Mossoró arrecadou R$ 30 mil em doações durante a Coleta Solidária, sendo que R$ 15 mil foram empregados na implantação da Pastoral da Pessoa Idosa nas paróquias diocesanas.

Fonte; O Mossoroense

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d