Pular para o conteúdo principal

RUMO AOS 50 ANOS DA RÁDIO RURAL


Missa pelos 49 anos da Rural no Santuário 

A Rádio Rural de Mossoró completou 49 anos, no dia 02 deste mês, e entrou com garra na preparação das bodas de ouro desta grande e preciosa instituição diocesana.
Os anos sessenta foram, para muitas dioceses do Brasil, sobretudo do sul, o despertar para a área da rádio-difusão, conseguindo para isso a concessão governativa.
Também no Rio Grande do Norte, as três dioceses unidas sentiram a necessidade de ter um meio próprio que pudesse comunicar com credibilidade o pensamento da Igreja e assim, motivadas pelo destaque que naqueles anos o Concílio Vaticano II estava dando aos meios de comunicação social, entraram na luta para conseguir espaço no mundo da comunicação.
Dentro dessa nova filosofia, Dom Gentil Diniz Barreto, bispo diocesano da época, conseguiu instalar a “Emissora de Educação Rural”, aos 2 de abril de 1963, contando com a presença do senhor Presidente da República Dr. João Goulart na inauguração. Na oportunidade, o padre Américo Vespúcio Simonetti foi nomeado superintendente da emissora.
Alguns meses mais tarde, em setembro, foi instalado em Mossoró o MEB, que se tornou o grande parceiro da Rádio Rural nos programas radiofônicos de educação rural e popular. Foram anos de grande presença da emissora nas casas simples da cidade e do interior e, um pouco por vez, a Rádio Rural tornou-se uma voz familiar.
Algumas iniciativas da Rádio ao longo destes anos merecem destaque e tornaram-se quase sinônimos da emissora. Cito como exemplo o concurso “A Mais Bela Voz”, que desde o ano de 1966 até os nossos dias vem mantendo íntegro o seu objetivo de revelar e promover os valores da região. É uma atividade que tem resistido ao tempo e, sem perder sua atualidade, tem cumprido a tarefa de descobrir talentos, de incentivar, sobretudo os jovens, para o mundo da música.
Outro ponto alto da Rádio Rural é a “Missa do Bispo” aos domingos, às 9 horas da manhã. O saudoso Dom José Freire fez deste momento a expressão mais viva da sua comunicação com o povo de Deus e uma referência para o seu magistério episcopal. Apesar das muitas dificuldades econômicas que a Rádio Rural sempre enfrentou ao longo da sua existência pela integridade da orientação moral, Dom José sempre dizia ser sua intenção vender antes o microfone da Catedral do que da Rádio.
Por todos esses motivos, pela longa ficha de serviço à Diocese de Mossoró, à verdade da Igreja Católica, por ter sido e continuar sendo ainda hoje voz de quem não tem voz, achamos que as comemorações que já começaram para os 50 anos da Rádio Rural merecem um destaque particular.
Somos torcedores de uma Rádio cada vez mais livre, autônoma, fiel à Igreja, comprometida com a verdade e o bem comum. Por isso convocamos todos para continuar a fazer da Rádio Rural de Mossoró uma bandeira de credibilidade.


Dom Mariano Manzana

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d