Pular para o conteúdo principal

Este é o Dia que o Senhor fez para nós: Alegremo-nos e Nele Exultemos !




                O Salmo que cantamos na liturgia do domingo da Ressurreição do Senhor expressa o caráter fundante da nossa fé cristã: o dia que o Senhor fez para nós. A Morte e a Ressurreição de Cristo são o mistério central de nossa fé e disto decorre todo o nosso ser cristão e o ordenamento do ano litúrgico. É o dia que o Senhor fez para nós porque, como afirma a Igreja em seus documentos,  o Mistério de Cristo se destina ao homem e o mistério do Homem se refere a Deus. Por isso nos alegramos, exultamos de alegria. A certeza de que Cristo não apenas morreu por nossos pecados, mas ressuscitou para dar significado a nossa esperança. A esperança cristã não é uma ilusão pelo fato de não se sustentar em nossas forças, mas na misericórdia de Deus que em seu Filho nos libertou do pecado e da morte, de nós mesmos e nos abriu um horizonte novo de possibilidades. Podemos crer numa vida mais digna, num mundo melhor e plenificação da nossa vida na ressurreição. Aquele que não nos engana atrai o coração de cada homem e cada mulher para a penetração nesse  Mistério.
Podemos contemplar este Mistério presente em toda a criação e na nossa vida. Num certo sentido, a criação inteira todos os dias morre e renasce continuamente pela força vital impregnada por Deus que move a natureza. Nossa vida se realiza num contínuo morrer e renascer a cada dia, como nos sinaliza o movimento do sol, que nasce na aurora de cada dia, encontra seu ponto alto ao meio-dia e entra em ocaso dando lugar a noite que fica em companhia da lua. Isto sinaliza todo o transcurso da nossa vida, que no cotidiano é marcada também por cruz e ressurreição, sofrimento e alento, tristezas e alegrias, oferta de vida e superação dos desafios até para além da morte propriamente dita, a ressurreição final. O Mistério de Cruz e Ressurreição está cravado na criação inteira e no desenvolvimento da nossa vida.
Diante dessa realidade não devemos temer a cruz, mas  assumi-la em nossa vida como uma participação na oferta de Cristo em favor da salvação de todos. Da aparente derrota da cruz e de seu aspecto sombrio, triste, refulge a luz fulgurante da ressurreição, da criatura nova que somos  chamados a viver pela Graça de Deus. Abandonando o homem velho, Deus nos torna em seu Filho criaturas novas em vista de um mundo novo, um novo céu, uma nova terra.
Uma feliz e abençoada Páscoa a todos. Que a luz da Ressurreição do Senhor refulja em nossos corações, renovando nossas esperanças e nos dê coragem para sermos sinal de vida nova para o mundo.
               
Dom Mariano Manzana
Bispo Diocesano

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d