Pular para o conteúdo principal

170 anos da Infância e Adolescência Missionária




Origem da IAM no mundo

            A IAM foi criada há quase dois séculos e possui hoje cerca de três mil projetos envolvendo crianças e adolescentes em 130 países. Fundada pelo bispo francês Dom Carlos Forbin Janson em 19 de maio de 1843 na cidade de Nancy, França, a IAM nasceu do olhar sensível do bispo para com as crianças chinesas da época, que viviam em situação de miséria e sofrimento.
            Dom Carlos propôs à Paulina Jaricot, responsável pelo início da Obra da Propagação da Fé, a idéia de incentivar as crianças da França a ajudarem outras crianças, recitando uma Ave-Maria por dia e doando um dinheiro por mês, para auxiliar crianças necessitadas. Era a primeira vez na história que a Igreja confiava às crianças um papel missionário específico: salvar crianças inocentes, para fazer delas pequenos discípulos missionários.
            Embora tenha nascido para recorrer a triste situação das crianças chinesas, a inciativa logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro por meio do resgate, do batismo, do sustento e da educação das crianças dos povos que não conhecem Jesus Cristo. Dom Carlos tinha em mente visitar outros países da Europa, pregando essa nova cruzada de batismo a outros países da Europa. Ao morrer, em 11 de julho de 1844, sua obra estava fundada em 65 dioceses.

A chegada da IAM no Brasil
            A IAM chegou ao Brasil pela primeira vez em 1848. Após mais de um século adormecida, começou a ser resgatada em 1955, porém, sem grande repercussão no meio católico. O retorno de suas atividades concretizou-se nos anos 1990, quando celebrou os 160 anos de fundação no mundo e se espalhou por todos os cantos do país.

A importância da IAM numa paróquia
            Podem participar da obra crianças que já ingressaram na escola e que estejam sendo alfabetizadas. De forma dialogada com o pároco e coordenação paroquial de catequese a IAM pode ser conjugada como um trabalho que suscita o despertar da consciência missionária. Atualmente, no Brasil, 30 mil grupos geram o envolvimento de 600 mil crianças e adolescentes.

Os desafios atuais enfrentados pela IAM
            O mundo globalizado que coloca nas mãos de uma criança celulares e aparelhos modernos, o uso precoce da internet que envolve a criança em redes sociais e a prática do consumismo ensinada nos meios de comunicação social hoje são os principais desafios encontrados pelas pessoas que trabalham com a IAM nas comunidades e escolas.

Novas perspectivas: o Ano da IAM no Brasil
Neste ano de 2013 a obra da IAM completa 170 anos de fundação no mundo e no Brasil celebraremos pela primeira vez a experiência da Jornada Nacional da IAM (último domingo de maio) abrindo o ano da IAM no Brasil que será encerrado em maio de 2014 com a realização de um Congresso Continental para assessores da IAM em Aparecida. Para a celebração da Jornada Nacional da IAM seguem algumas orientações:
  • Consagração – adquirir os lenços com a borda vermelha pois iremos fazer a nossa consagração ao continente americano. Não custa lembrar que o lenço deve ser colocado no pescoço e recebe o escudo da IAM como conjunto do mesmo.
  • Coroação de Nossa Senhora – conversar com o pároco e equipe de liturgia pedindo permissão para que as crianças e adolescentes da IAM façam a coroação de Nossa Senhora. Se for possível os anjos teriam as roupas nas cores dos continentes.
  • Cofrinhos – fazer a entrega dos mesmos durante a celebração e no dia seguinte conferir com as crianças e adolescentes para depois enviar para o Secretariado Nacional que destinará aos países mais necessitados de acordo com a consagração feita neste mesmo dia. Por exemplo neste ano enviaremos para os países do continente americano.
Aproveito para lembrar ainda que com esta grande celebração iremos firmar o último domingo de maio como o Dia Nacional da IAM do Brasil. Este ano de 2013 é o momento da IAM do Brasil e do mundo que prepara a celebração dos 170 anos de fundação e a melhor forma de celebrarmos seria nos unindo ao sonho de nosso fundador Dom Carlos Forbín Janson: “ que todos conheçam Jesus e que o amem como nós o amamos. Para isto é necessário rezar constantemente, sentir um grande amor pela Eucaristia e mostrar também nosso amor à Virgem Maria através do Terço Missionário, e conseqüentemente virão os frutos de nossa oração como a generosidade, dando uma oferta material às crianças e adolescentes mais necessitados espiritual e materialmente.


Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da IAM

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d