Papa Francisco na Audiência Geral: "Rezai ao Espírito Santo para que guie a Igreja e cada um de nós para a Verdade"
Nesta quarta-feira dia 15 de Maio a Praça de São Pedro parece cada vez mais pequena para acolher as multidões que desde as primeiras horas da manhã começam a acorrer ao Vaticano em dia de audiência. Uma multidão que acolheu o Papa Francisco com um enorme entusiasmo que só o Espírito Santo pode dar ao Povo de Deus. Ora a poucos dias do Domingo de Pentecostes o Santo Padre debruçou-se precisamente sobre este tema: o Espírito Santo - dizendo que o Espírito Santo guia a Igreja e cada um de nós para a Verdade. Diante de uma época como a nossa, em que impera o relativismo, é importante lembrar que Espírito Santo é Aquele que nos permite encontrar a Verdade. Ter encontro com a Verdade que se fez carne: Jesus Cristo.
"O Espírito Santo, como promete Jesus, guia-nos a toda a verdade, guia-nos não só ao encontro com Jesus, plenitude da Verdade, mas guia-nos dentro da Verdade, faz-nos entrar numa comunhão cada vez mais profunda com o próprio Jesus, dando-nos a inteligência das coisas de Deus. E esta não a conseguimos atingir com as nossas forças. Se Deus não nos iluminar interiormente, o nosso ser cristãos será superficial."
De facto, a ação do Divino Paráclito consiste em recordar e imprimir no coração dos fiéis as Palavras de Jesus, fazendo com que estas se transformem em princípio e guia da vida cristã. É do íntimo de nós mesmos que nascem as nossas ações; é o coração que deve converter-se a Deus, e o Espírito Santo transforma-o se nos abrirmos a ele.
"Perguntemo-nos: estou aberto à acção do Espírito Santo, rezo para que me dê luz, me torne mais sensível às coisas de Deus?"
Neste Ano da Fé, somos convidados, seguindo o exemplo de docilidade de Nossa Senhora, a nos deixar inundar pela luz do Espírito Santo, predispondo-nos à Sua ação, buscando conhecer mais a Cristo e as verdades da fé: meditando a Sagrada Escritura, estudando o Catecismo e aproximando-se com mais frequência dos sacramentos.
"A verdade de Cristo de que o Espírito Santo nos ensina e nos dá, influência para sempre e totalmente a nossa vida quotidiana. Invoquemo-lo mais vezes para que nos guie pela estrada dos discípulos de Cristo."
O Papa Francisco saudou ainda os peregrinos presentes nas diferentes línguas. Eis a saudação aos peregrinos de língua portuguesa:
"Queridos peregrinos de língua portuguesa, particularmente os grupos de brasileiros: sede bem-vindos! Na vossa preparação para a festa de Pentecostes, invocai com mais frequência o Espírito Santo, para que Ele vos guie pela estrada dos discípulos de Cristo, aos quais é pedido para serem cristãos em todas as circunstâncias e escolhas da vida. Que Deus vos abençoe!"
No final da audiência o Papa Francisco renovou os seus apelos pela defesa da vida como já o tinha feito solenemente no Regina Caeli do Domingo passado e anunciou ainda a sua intenção de visitar o santuário de Nossa Senhora de Bonária, na ilha italiana da Sardenha, provavelmente em setembro aludindo ao facto de existir entre a cidade de Buenos Aires e a de Cagliari uma história antiga de relação e tradição.
Fonte: Rádio Vaticano