Pular para o conteúdo principal

Setembro: Mês da Bíblia



A Bíblia é a Palavra de Deus. Em nome de Deus, ela informa como foi que o povo daquele tempo caminhou até chegar à ressurreição de Jesus. Descreve a luta e as dificuldades da caminhada. Conta o certo e o errado que aconteceu. É para a gente, hoje, tirar a lição da história e não bater a cabeça onde eles bateram (Frei Carlos Mesters).
A Leitura comunitária da Palavra do Senhor faz a pessoa crescer e amadurecer, pois traz consciência crítica frente "aos conselhos dos ímpios", ajuda a evitar o "caminho dos maus", torna fecunda a vida que, "como árvore, plantada à beira da água, dará fruto a seu tempo. Sua folhagem não secará, e terá êxito em todos os seus empreendimentos". Deste modo, se abre para nós o caminho da felicidade: "Feliz este homem!"
Dando continuidade a esta experiência transformado que ocorre desde o ano de 1971 a CNBB propõe para as nossas comunidades católicas o Estudo do Evangelho de Lucas para o mês de setembro de 2013.
O tema proposto é "Discípulos missionários a partir do Evangelho de Lucas", sob a perspectiva do discipulado missionário, conforme o enfoque do Projeto de Evangelização: "O Brasil na missão continental". O tema escolhido percorre os cinco aspectos fundamentais do processo do discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão.
 O lema indicado pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é "Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido" (cf. Lc 15).
Em Mossoró o Centro de Estudos Bíblicos, em parceria com a Rádio Rural, prepara a vivência do mês da Bíblia com a finalidade de favorecer a leitura comunitária do texto utilizando o material preparado pelo Centro Bíblico Verbo e publicado pela Paulus no Folheto Bíblia Gente.

A programação terá três momentos:

·        Introdução ao estudo do evangelho e entrega do material para círculos bíblicos – Dia 18 de agosto de 2013 de 8:00 às 16:00 horas na Sede do CEBI em Mossoró Rua Romualdo Galvão n° 126, espaço cedido pela Associação das Comunidades Fraternas (ACF)
·      
  Reflexão semanal sobre os temas dos círculos bíblicos nos domingos de Setembro no Programa Aprendiz da Palavra  às 10:00 horas na Rádio Rural de Mossoró

·        Realização dos Círculo Bíblicos nas comunidades.
As pessoas interessadas em abraçar esta proposta podem se dirigir a ACF no dia marcado. A alimentação será partilhada.
Quem não puder se deslocar até Mossoró entre em contato com os assessores do CEBI para marcar data de realização do estudo na sua paróquia ou comunidade.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...